Internacionalização de Empresas
Codigo |
Carga Horária |
T |
E |
L/P |
CHT |
MIN1002 |
2 |
0 |
0 |
40 |
Ementa
Gestão de negócios internacionais. Teorias de IB. Modos de Entrada. Estratégias internacionais. Oportunidades e riscos da internacionalização. Cadeia Global de Valor.
Descrição
Desenvolver uma visão sobre a importância da administração estratégica de empresas nos mercados internacionais está entre as competências esperadas para o sucesso de um gestor. Por meio dessa disciplina, o estudante será capaz de decidir as melhores opções de ofertas de valor adequadas aos ambientes externos e construir um projeto para internacionalização de uma marca.
Responsável
Bibliografia
Básica
- CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, Gary; RIESENBERGER, John R. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. YAMAMOTO, Sonia Midori (Trad.), PIAMONTE, Leonardo (Trad.). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 510 p. ISBN 9788576053798.
- CZINKOTA, Michael R; RONKAINEN, IlkKa A; DONATH, Bob. Mastering global markets: strategies for today's trade globalist. Mason: Thomson Learning, 2004. 370 p. ISBN 0538726652.
- GHEMAWAT, Pankaj. Redefinindo estratégia global: cruzando fronteiras em um mundo de diferenças que ainda importam. COSTA, Roberto Cataldo (Trad.). São Paulo: Bookman, 2008. 271 p. ISBN 9788577801336.
Complementar
- HOOLEY, Graham J; SAUNDERS, John A; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Trad. de Arão Sapiro. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001. 423 p. ISBN 8587918524.
- KEEGAN, Warren J; GREEN, Mark C. Marketing global. CASTORINO, Giuliana (Trad.), CUNHA, Potira (Trad.). São Paulo: Saraiva, 2013. 516 p. ISBN 9788502194717.
- KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan. Administração de marketing global. Trad. de Ailton Bonfim Brandao, rev. téc. de Maria Cecilia Coutinho de Arruda. São Paulo: Atlas, 2000. 709 p. ISBN 8522422680.
- KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. YAMAMOTO, Sônia Midori (Trad.), CRESCITELLI, Edson (Revisor), BARRETO, Iná Futino (Revisor), IKEDA, Ana Akemi (Coord.). 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
- PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 1990. 897 p. ISBN 9788570017581.