Engenharia dos Processos Biotecnológicos


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
EQM402 2 2 0 160

Ementa

Motivação ao estudo da engenharia dos processos biotecnológicos - engenharia bioquímica. Biologia, Microbiologia e Bioquímica aplicadas à biotecnologia industrial. Esterilização aplicada a processos biológicos industriais. Aplicação de biorreatores a estudos cinéticos. Projeto de biorreatores enzimáticos e microbiológicos. Projeto de sistemas de agitação e aeração em biorreatores. Fundamentos de tratamento biológico de efluentes líquidos.

Descrição

A área de engenharia dos processos biotecnológicos é entendida como a parte da biotecnologia industrial cujos fundamentos físicos e bioquímicos estejam relacionados à Engenharia Química. Vários exemplos são destacados, desde a produção de diversos produtos, como antibióticos e alimentos, até o tratamento de resíduos. Nesse contexto, é de fundamental importância a capacitação deste profissional nos diversos tópicos considerados multidisciplinares que formam o conteúdo desta área. Assim, tendo sempre como objetivo principal a análise de processos biotecnológicos industriais, deve-se inicialmente considerar uma formação básica na área da biologia, com ênfase à microbiologia e bioquímica. Na sequência, a abordagem de temas como a esterilização de equipamentos, de meio de cultivo e de ar, bem como a cinética enzimática e microbiológica, fornece os fundamentos para o cálculo de biorreatores aplicados a processos enzimáticos e microbiológicos, considerando a instrumentação necessária e itens específicos, como agitação e aeração, além de fundamentos sobre tratamento biológico de resíduos. Dessa forma, atinge-se o objetivo de fornecer condições para o projeto e a otimização de biorreatores pela compreensão dos fenômenos fundamentais apresentados em linguagens física, química, matemática e computacional. Além disso, as técnicas pedagógicas utilizadas na disciplina propiciam as oportunidades necessárias para o desenvolvimento das competências cognitivas citadas anteriormente e competências sócio emocionais (realização de tarefas individuais e em grupo, apresentação de tarefas nas formas oral e escrita, e de arguição na discussão das tarefas).

Responsável

Foto Professor

Jose Alberto Domingues Rodrigues

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • Borzani, W.; Schmidell, W.; Lima, U.A.; Aquarone, E. Biotecnologia Industrial - Fundamentos (v. 1). Edgard Blücher, São Paulo, 2001.
  • Rodrigues, J.A.D. & Ratusznei, S.M. Engenharia Bioquímica. (Texto de Apoio Didático). EEM/CEUN-IMT, São Caetano do Sul, 2005.
  • Schmidell, W.; Lima, U.A.; Aquarone, E.; Borzani, W. Biotecnologia Industrial - Engenharia Bioquímica (v. 2). Edgard Blücher, São Paulo, 2001.

Complementar

  • Felder, R.M.; Rousseau, R.W. Princípios Elementares de Processos Químicos. 3a Ed. LTC, Rio de Janeiro, 2005.
  • Fogler, H.S. Elementos de Engenharia das Reações Químicas. 4a Ed. LTC, Rio de Janeiro, 2009.
  • Sperling, M.V. Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias - Introdução à Qualidade das Águas e ao Tratamento de Esgotos (v. 1). 2a Ed. DESA/UFMG, Belo Horizonte, 1996.
  • Sperling, M.V. Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias - Princípios Básicos do Tratamento de Esgotos (v. 2). DESA/UFMG, Belo Horizonte, 1996.