Codigo | Carga Horária | |||
---|---|---|---|---|
T | E | L/P | CHT | |
EQM303 | 2 | 2 | 0 | 160 |
Motivação ao estudo da engenharia das reações químicas - cálculo de reatores. Fundamentos de química sobre termodinâmica, cinética e estequiometria aplicados ao projeto de reatores. Aplicação de reatores químicos a estudos cinéticos. Projeto de reatores químicos ideais e não ideais, isotérmicos e não isotérmicos, aplicados a reações simples e reações complexas.
A área de conhecimento da engenharia das reações químicas é entendida como a parte da química industrial cujos fundamentos físicos e químicos estejam relacionados à Engenharia Química. Vários exemplos são destacados, desde a produção de diversos produtos mais simples, como solventes, até os mais complexos, como os derivados de petróleo e os obtidos por sínteses orgânicas. Neste contexto, é de fundamental importância a capacitação deste profissional nos diversos tópicos considerados multidisciplinares que formam o conteúdo desta área. Assim, tendo sempre como objetivo final a análise de processos químicos industriais, deve-se inicialmente considerar uma formação básica na área da química, com ênfase à estequiometria, termodinâmica e cinética. Na sequência, a abordagem de temas como balanços material, de energia e de quantidade de movimento, fornece a base para o cálculo de reatores, considerando a instrumentação necessária. Por fim, itens específicos, como reações simples e complexas, situações isotérmicas e não-isotérmicas, comportamento hidrodinâmico ideal e não-ideal complementam o estudo da disciplina. Dessa forma, atinge-se o objetivo de fornecer condições para a análise, o projeto e a otimização de reatores químicos pela compreensão dos fenômenos fundamentais apresentados em linguagens física, química, matemática e computacional. Além disso, as técnicas pedagógicas utilizadas na disciplina propiciam as oportunidades necessárias para o desenvolvimento das competências cognitivas citadas anteriormente e competências sócio emocionais (realização de tarefas individuais e em grupo, apresentação de tarefas nas formas oral e escrita, e de arguição na discussão das tarefas).
Giovanna Lovato Mais Informações |
Básica
Complementar