Engenharia das Reações Químicas


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
EQM303 2 2 0 160

Ementa

Motivação ao estudo da engenharia das reações químicas - cálculo de reatores. Fundamentos de química sobre termodinâmica, cinética e estequiometria aplicados ao projeto de reatores. Aplicação de reatores químicos a estudos cinéticos. Projeto de reatores químicos ideais e não ideais, isotérmicos e não isotérmicos, aplicados a reações simples e reações complexas.

Descrição

A área de conhecimento da engenharia das reações químicas é entendida como a parte da química industrial cujos fundamentos físicos e químicos estejam relacionados à Engenharia Química. Vários exemplos são destacados, desde a produção de diversos produtos mais simples, como solventes, até os mais complexos, como os derivados de petróleo e os obtidos por sínteses orgânicas. Neste contexto, é de fundamental importância a capacitação deste profissional nos diversos tópicos considerados multidisciplinares que formam o conteúdo desta área. Assim, tendo sempre como objetivo final a análise de processos químicos industriais, deve-se inicialmente considerar uma formação básica na área da química, com ênfase à estequiometria, termodinâmica e cinética. Na sequência, a abordagem de temas como balanços material, de energia e de quantidade de movimento, fornece a base para o cálculo de reatores, considerando a instrumentação necessária. Por fim, itens específicos, como reações simples e complexas, situações isotérmicas e não-isotérmicas, comportamento hidrodinâmico ideal e não-ideal complementam o estudo da disciplina. Dessa forma, atinge-se o objetivo de fornecer condições para a análise, o projeto e a otimização de reatores químicos pela compreensão dos fenômenos fundamentais apresentados em linguagens física, química, matemática e computacional. Além disso, as técnicas pedagógicas utilizadas na disciplina propiciam as oportunidades necessárias para o desenvolvimento das competências cognitivas citadas anteriormente e competências sócio emocionais (realização de tarefas individuais e em grupo, apresentação de tarefas nas formas oral e escrita, e de arguição na discussão das tarefas).

Responsável

Foto Professor

Jose Alberto Domingues Rodrigues

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • Felder, R.M.; Rousseau, R.W. Princípios Elementares de Processos Químicos. 3. Ed. LTC, Rio de Janeiro, 2005.
  • Fogler, H.S. Elementos de Engenharia das Reações Químicas. 4. Ed. LTC, Rio de Janeiro, 2009.
  • Levenspiel, O. Engenharia das Reações Químicas. 3. Ed. Edgard Blücher, São Paulo, 2000.

Complementar

  • Figueiredo, J.L. & Ribeiro, F.R. Catálise Heterogênea. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1987.
  • Fogler, H.S. Elementos de Engenharia das Reações Químicas. 3a Ed. LTC, Rio de Janeiro, 2002.
  • Froment, G.F. & Bischoff, K.B. Chemical Reactor Analysis and Design. 2nd Ed. John Wiley & Sons, New York, 1990.
  • Levenspiel, O. Engenharia das Reações Químicas - Cinética Química Aplicada (v. 1). 2a Ed. Edgard Blücher, São Paulo, 1974.
  • Levenspiel, O. Engenharia das Reações Químicas - Cálculo de Reatores (v. 2). 2a Ed. Edgard Blücher, São Paulo, 1974.