Design Estratégico
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Ementa
Revisão de conceitos de marketing, pesquisa e valorização estratégica. Panorama do design estratégico, empresas orientadas pelo design, novas economias, design de serviços e negócios. Estratégias de diferenciação competitiva (oceano azul), inovação, valorização do consumidor. Painel de tendências. Pesquisa etnográfica e experiência do usuário. Mapa da empatia. Pensamento do design (Design Thinking) conceitos e metodologias. Aplicação Design Thinking. Desenvolvimento Design Thinking - metodologia Double Diamond. Definição da Proposta de valor. Modelagem de negócio - Canvas. Aplicação do modelo de negócio.
Descrição
A dinâmica da sociedade contemporânea vem exigindo das empresas uma nova postura frente as demandas sociais como, sustentabilidade, mobilidade, transformações digitais, entre tantas outras. Uma industria 4.0 vem se estabelecendo em vários setores da economia. Novas economias surgem como alternativas para problemas de escassez de recursos naturais. Neste cenário o design surge como um conjunto de ferramentas que contribui para resolução de problemas, bem como formulador de estratégias inovadoras. O design estratégico vai além da criação de produtos e serviços, ele empresta seu pensamento e conjunto de ferramentas para contribuir com as estratégias de empresarias. A disciplina de design estratégico e inovação entrega para o aluno uma perspectiva poderosa para sua atuação no mercado como estrategista e gestor de empresas.
Responsável
Bibliografia
Básica
- BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249 p. ISBN 9788535238624.
- BRUNNER, Robert; EMERY, Stewart. Gestão estratégica do design: como um ótimo design fará as pessoas amarem sua empresa 2010. [Do you matter? How great design will make people love your company]. São Paulo, SP: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2010. 208 p. ISBN 9788576800842.
- MARTIN, Roger. Design de negócios: por que o design thinking se tornará a proxima vantagem competitiva dos negócios e como se beneficiar disso. Trad. de Ana Beatriz Rodriguez. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 187 p. ISBN 9788535237733.
Complementar
- FINOCCHIO JUNIOR, José. Project model Canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia. Rio de Janeiro: Elsevier, c2013. 229 p. ISBN 9788535274561.
- KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Trad. de Afonso Celso da Cunha Serra; rev. téc. Consultores Symnetics. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2005. 241 p. ISBN 9788535215243.
- MOZOTA, Brigitte Borja de; KLOPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Trad. Lene Belon Ribeiro, rev. téc. Gustavo Severo de Borba. Porto Alegre, RS: Bookman, 2011. 343 p. ISBN 9788577807826.
- OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Willey, c2010. 280 p. ISBN 9780470876411.
- VERGANTI, Roberto. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean. Boston: Harvard Business, c2009. 272 p. ISBN 9781422124826.