Cálculo Diferencial e Integral I


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
EFB105 4 0 0 160

Ementa

Intervalos, desigualdades e valores absolutos. Funções de uma variável: definição, funções elementares e inversibilidade. Limite e continuidade. Derivadas: definição, interpretações geométrica e cinemática. Derivada como taxa de variação. Regras de derivação e derivação implícita. Aplicações de derivadas. Estudo da variação de funções. Problemas de otimização. Regra de L'Hôspital. Aproximações lineares. Antiderivação. Integral de Riemann. Cálculo de área entre curvas. Teorema Fundamental do Cálculo. Técnicas de integração.

Descrição

O Cálculo Diferencial e Integral apresenta ao aluno um tratamento matemático exclusivamente dedicado ao estudo de duas grandes áreas de extrema importância na Engenharia: a taxa de variação das grandezas, objeto de estudo do cálculo diferencial; e o acúmulo de quantidades, explicado pelo cálculo integral. O domínio destas ferramentas é imprescindível ao engenheiro, na medida em que este profissional precisa realizar balanços, análise de variação, determinação de áreas, volumes e outros tantos acúmulos.

Responsável

Foto Professor

Juliana Martins Philot

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Eloiza Gomes

Mais Informações
Foto Professor

Karina Bradaschia Rocha

Mais Informações
Foto Professor

Ricardo Caranicola Caleffo

Mais Informações
Foto Professor

Vitor Alex Oliveira Alves

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • THOMAS JR., George B; FINNEY, Ross L. Cálculo diferencial e integral. Trad. de Alberto Flávio Alves de Aguiar, José Alves Euny Moreira Rodrigues. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 1982. v. 1.

Complementar

  • PISKOUNOV, N. Calculo diferencial e integral. 2. ed. Moscu: Mir, 1973. v. 1. 517 p.