INSCREVA-SE

Proj de Prod e Gerenciamento do seu Ciclo de Vida


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
EPM403 0 4 0 160

Ementa

Conceito de produto e serviços. A importância de novos produtos na organização. A inovação como fator chave de sobrevivência para as organizações. A administração do ciclo de vida dos produtos (conceito PLM - Gerenciamento do Ciclo de Vida de Produtos). Valor percebido. Necessidade de clientes. Geração de necessidades. Conceito de mercado. QFD (Quality Function Deployment). Administração do processo de introdução de novos produtos. Análise de Valor: conceito e aplicação. Desenho do produto. Criatividade: conceito e aplicação no desenvolvimento de novos produtos. Ergonomia: aplicação no desenvolvimento do produto. Processos de fabricação. A cadeia de suprimentos e o desenvolvimento do produto. A estratégia de manufatura e o desenvolvimento do produto. Assistência pós-venda. A abordagem PLM, lecionada com o apoio dos softwares CATIA, DELMIA e ENOVIA (Dassault Systèmes), engloba as seguintes etapas: concepção; especificação; projeto e validação de desenhos técnicos; validação de protótipos; planejamento da manufatura; manutenção do produto no pós-venda; planejamento de desmontagem e disposição final.

Descrição

A disciplina apresenta técnicas de desenvolvimento de produtos que serão aplicadas em exercícios práticos para possibilitar a busca de conhecimentos teóricos e práticos relacionados ao projeto, funcionamento e produção de um produto. Busca-se a integração com as demais disciplinas do Curso de Engenharia de Produção e com outras áreas de conhecimento. Os alunos terão contato com as diretrizes básicas do desenvolvimento de um projeto e como as diversas áreas de uma empresa se relacionam com ele. A aplicação prática de teorias proporciona aos alunos uma visão crítica de modelos usualmente aplicados no ambiente profissional. São abordados os conceitos básicos de Gerenciamento de Ciclo de Vida de Produtos (do inglês, PLM - Product Lifecycle Management), utilizando a plataforma de softwares 3D Experience da Dassault Systèmes. Etapas do PLM: concepção; especificação; projeto e validação de desenhos técnicos; validação de protótipos; planejamento da manufatura; manutenção do produto no pós-venda; desmontagem e disposição final planejadas. A disciplina funciona como um laboratório que vivência os conceitos básicos do PLM.

Responsável

Foto Professor

Jorge Kawamura

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Caio Jorge Gamarra

Mais Informações
Foto Professor

Nelson Wilson Paschoalinoto

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • <p>VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013. 161 p. ISBN 9788565424004.</p>
  • BACK, Nelson et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri, SP: Manole, c2008. 601 p. ISBN 9788520422083.
  • ROMEIRO FILHO, Eduardo (Coord.). PROJETO do produto. Rio de Janeiro, RJ: ABEPRO/Elsevier, 2010. 376 p. ISBN 97885352335.
  • ROZENFELD, Henrique et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2013. 540 p. ISBN 9788502054462.

Complementar

  • <p>GRIEVES, Michael. Product lifecycle management: driving the next generation of lean thinking. New York: McGraw-Hill, c2006. 319 p. ISBN 9780071452304.</p>
  • <p>MARLET, Joaquim Viñolas i. Diseño ecológico: hacia un diseño y una producción en armonia con la naturaleza. Barcelona: Blume, c2005. 396 p. ISBN 8495939088.</p>
  • <p>SAAKSVUORI, Antti; IMMONEN, Anselmi. Product lifecycle management. 3. ed. Berlin: Springer, c2010. 253 p. ISBN 9783642096846.</p>
  • <p>STARK, John. Product lifecycle management: 21st century paradigm for product realisation. 2. ed. Berlin: Springer, c2011. 561 p. (Decision Engineering). ISBN 9780857295453.</p>
  • BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249 p. ISBN 9788535238624.
  • LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: integrating innovation, customer experience, and brand value. New York, NY: Allworth Press, c2010. 285 p. ISBN 9781581156683.
  • NITZSCHE, Rique. Afinal, o que é design thinking?. São Paulo, SP: Rosari, 2012. 207 p. ISBN 9788580500189.