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Estratégias de Marketing: Teoria & Prática


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
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Ementa

Marketing empresarial,com foco no marketing industrial. Serão estudados vários conceitos como: - construção de marcas e como estas são percebidas - criação de valor: para o consumidor final e o cliente industrial - segmentação e posicionamento de mercado - ciclo de vida do produto - gestão de produtos, serviços e marcas - o plano de marketing em empresas e no plano de negócio - planejamento, pesquisa e sistemas de informação de marketing - desenvolvimento de produtos e serviços - percepção de marca e de preço - comunicações em marketing: da publicidade em massa no mercado de consumo à contrução de relacionamento no marketing industrial - planejamento em marketing com foco na prosperidade e sustentabilidade

Descrição

Marketing empresarial, com foco em estratégia e negócios. Serão estudados vários conceitos como: - construção de marcas e como estas são percebidas - criação de valor: para o consumidor final e o cliente industrial - segmentação e posicionamento de mercado - gestão de produtos, serviços e marcas - planejamento, pesquisa e sistemas de informação de marketing - desenvolvimento de produtos e serviços - percepção de marca e de preço - comunicações em marketing: da publicidade em massa no mercado de consumo à construção de relacionamento no marketing industrial - Marketing B2B e B2C - Empresas Visionárias e Empresas Válidas: construindo relacionamento no MKT B2B

Responsável

Foto Professor

Afonso Carlos Braga

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Reynaldo Dannecker Cunha

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. AMAGAMI, Cristina (Trad.), SANTOS, Dilson Gabriel dos (Rev.). 12 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2011. 600 p.

Complementar

  • <p>SIQUEIRA, Antonio Carlos Barroso de. Marketing empresarial, industrial e de serviços. Ed. rev., atual e reformulada. São Paulo, SP: Saraiva, 2005. 465 p.</p>
  • KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. RODRIGUES, Ana Beatriz (Trad.). São Paulo: Campus, 2010. 215 p.
  • KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. [Marketing Management]. 12. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p.