Marketing Internacional
Codigo |
Carga Horária |
T |
E |
L/P |
CHT |
MIN1005 |
2 |
0 |
0 |
40 |
Ementa
Marketing global. Produtos e serviços internacionais. Oferta internacional
de produtos e serviços. Gestão do marketing mix global. Estratégias de
Padronização versus Adaptação (globalização versus glocalização).
Descrição
Um profissional alinhado às oportunidades globais deve ser capaz de entender e gerir não apenas as variáveis mercadológicos no seu país de origem, mas reconhecer os desafios para atuar em nível mundial. Essa disciplina propicia as reflexões e conhecimentos necessários para preparar um gestor global.
Responsável
Bibliografia
Básica
- CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, Gary; RIESENBERGER, John R. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. YAMAMOTO, Sonia Midori (Trad.), PIAMONTE, Leonardo (Trad.). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 510 p. ISBN 9788576053798.
- CZINKOTA, Michael R; RONKAINEN, IlkKa A; DONATH, Bob. Mastering global markets: strategies for today's trade globalist. Mason: Thomson Learning, 2004. 370 p. ISBN 0538726652.
- KEEGAN, Warren J; GREEN, Mark C. Marketing global. CASTORINO, Giuliana (Trad.), CUNHA, Potira (Trad.). São Paulo: Saraiva, 2013. 516 p. ISBN 9788502194717.
Complementar
- HOOLEY, Graham J; SAUNDERS, John A; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Trad. de Arão Sapiro. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001. 423 p. ISBN 8587918524.
- KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan. Global marketing management. 3. ed. Hoboken: John Wiley, 2004. 694 p. ISBN 0471451878.
- KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, c2017. 595 p. ISBN 9788543105338.
- KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. YAMAMOTO, Sônia Midori (Trad.), CRESCITELLI, Edson (Revisor), BARRETO, Iná Futino (Revisor), IKEDA, Ana Akemi (Coord.). 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
- PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 1990. 897 p. ISBN 9788570017581.