Estatística


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
EFB803 0 2 0 80

Ementa

Estatística descritiva. Gráficos, tabelas de frequências e medidas de posição, dispersão e assimetria; Conceitos básicos de modelos de probabilidade e principais distribuições discretas (modelos binomial e de Poisson) e contínuas de probabilidades (modelos exponencial, de Weibull e normal ou curva de Gauss); Estimação de parâmetros: noções de amostragem, estimadores e distribuições amostrais; Intervalos de confiança para a média, proporção e variância; Testes de hipóteses: Conceitos e procedimento; Testes para uma população: média, proporção e variância; Testes para comparação de médias de várias populações (ANOVA).

Descrição

A Estatística fornece a base dos conhecimentos e habilidades necessários para uma adequada coleta, análise, interpretação e apresentação de resultados de estudos e/ou pesquisas que tenham dados experimentais,sendo portanto aplicada a todas as áreas do conhecimento. Um Engenheiro usará seus conhecimentos estatísticos em muitas situações na sua vida profissional como por exemplo: controle de qualidade, previsão de resultados e/ou custos futuros através de modelos matemáticos, dimensionamento de estoque de material, comparação de diferentes metodologias e/ou materiais, pesquisas de mercado, interpretação e/ou comparação com resultados obtidos pelo concorrente, etc. Um engenheiro com conhecimento estatístico tem visão crítica e interpretativa na análise de resultados.

Responsável

Foto Professor

Daniel Kashiwamura Scheffer

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Edilene Amaral de Andrade Adell

Mais Informações
Foto Professor

Thiago Antonio Grandi de Tolosa

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • ARA, A. B.; MUSETTI, A. V.; SCHNEIDERMAN, B. Introdução à estatística. 1a ed. São Paulo: Edgard Blücher: Instituto Mauá de Tecnologia, 2003. 152 p.
  • BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. São Paulo: Saraiva, 2003. 526p.
  • MONTGOMERY, D.C.; RUNGER, G.C. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. 5a ed., Rio de Janeiro: LTC, 2012. 521p.

Complementar

  • COSTA NETO, P. L. O. Estatística, São Paulo: IMT - Edgard Blücher, 2002. 266p.
  • DEVORE, J. L. Probabilidade e estatística para engenharia e ciências. 6 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. 692p.
  • LARSON, L.; FARBER, B. Estatística Aplicada. São Paulo: Pearson, 2010. 637p.
  • RYAN, T. Estatística Moderna para Engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 325p.
  • WALPOLE R. E.; et al. Probabilidade & Estatística para engenharia e ciências. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 491p.