Programação Orientada a Objetos e Banco de Dados


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ECA304 0 0 2 80

Ementa

Conceitos de engenharia de software. Conceitos do paradigma da orientação a objetos: classe, objeto, atributo, método, estado, herança, polimorfismo, métodos virtuais. Conceitos de modelagem orientada a objetos com UML. Modelagem de banco de dados com diagramas de entidade-relacionamento. Bancos de dados: conceitos, normalização, criação e manipulação de bancos de dados com a linguagem SQL. Implementação de sistemas cliente-servidor.

Descrição

O Engenheiro de Controle e Automação trabalha com a aplicação direta de conceitos tanto de hardware quanto de software. Em termos de software, existem dois conhecimentos que são imprescindíveis para a criação de sistemas de porte arbitrário deste tipo: programação orientada a objetos e bancos de dados. A disciplina Programação Orientada a Objetos e Banco de Dados contribui neste sentido ao oferecer os conhecimentos fundamentais para a programação orientada a objetos com a linguagem de programação Python e de bancos de dados relacionais com o sistema gerenciador de bancos de dados MySQL. Além disso, procura-se transmitir a importância de que projetos de softwares devam ser tratados como legítimos projetos de engenharia, ou seja, como produtos resultantes de um processo bem definido e controlado de desenvolvimento.

Responsável

Foto Professor

Alexandre Harayashiki Moreira

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BARRY, Paul. Use a cabeça! Python. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012. 458 p. ISBN 9788576087434.
  • MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. São Paulo: Novatec, 2010. 222 p. ISBN 9788575222508.
  • SUMMERFIELD, Mark. Programação em Python 3: uma introdução completa à linguagem Phython. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012. 506 p. ISBN 9788576083849.

Complementar

  • DATE, C. J. Introdução a sistemas de bancos de dados. SOUZA, Vanderberg D. de (Trad.). 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, c2000. 803 p. ISBN 85352-05608.
  • MONK, Simon. Programando com o Raspberry Pi: primeiros passos com Python. São Paulo: Novatec, 2013. 190 p. ISBN 9788575223574.
  • McGUGAN, Will. Beginning game development with Python and Pygame: from novice to professional. Berkeley: Apress, 2007. 316 p. ISBN 139781590598726.
  • RICHARDSON, Matt; WALLACE, Shawn. Primeiros passos com Raspberry Pi. São Paulo: Novatec, 2013. 192 p. ISBN 9788575223451.
  • UPTON, Eben; HALFACREE, Gareth. Raspberry Pi: manual do usuário. São Paulo: Novatec, 2013. 269 p. ISBN 9788575223512.