INSCREVA-SE

Programação Orientada a Objetos e Banco de Dados


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ECA304 0 0 2 80

Ementa

Conceitos de engenharia de software. Conceitos do paradigma da orientação a objetos: classe, objeto, atributo, método, estado, herança, polimorfismo, métodos virtuais. Conceitos de modelagem orientada a objetos com UML. Modelagem de banco de dados com diagramas de entidade-relacionamento. Bancos de dados: conceitos, normalização, criação e manipulação de bancos de dados com a linguagem SQL. Implementação de sistemas cliente-servidor.

Descrição

O Engenheiro de Controle e Automação trabalha com a aplicação direta de conceitos tanto de hardware quanto de software. Em termos de software, existem dois conhecimentos que são imprescindíveis para a criação de sistemas de porte arbitrário deste tipo: programação orientada a objetos e bancos de dados. A disciplina Programação Orientada a Objetos e Banco de Dados contribui neste sentido ao oferecer os conhecimentos fundamentais para a programação orientada a objetos com a linguagem de programação Python e de bancos de dados relacionais com o sistema gerenciador de bancos de dados MySQL. Além disso, procura-se transmitir a importância de que projetos de softwares devam ser tratados como legítimos projetos de engenharia, ou seja, como produtos resultantes de um processo bem definido e controlado de desenvolvimento.

Responsável

Foto Professor

Alexandre Harayashiki Moreira

Mais Informações