INSCREVA-SE

Fundamentos de Engenharia


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
EFB604 2 2 0 160

Ementa

Dimensões fundamentais. Algarismos significativos. Análise dimensional. Homogeneidade de equações. Sistemas de unidades e conversões. Medidas físicas e tratamento de dados experimentais. Planilhas eletrônicas. Tabelas e gráficos. Ajustes de curvas, modelos lineares e não lineares. Linearização. Treliças, máquinas e pórticos. Otimização. Confecção de protótipos. Comunicação oral, escrita e gráfica.

Descrição

A disciplina de Fundamentos de Engenharia tem por objetivo ser o Eixo do Condutor da Primeira Série dos Cursos de Engenharia do CEUN-IMT. Por meio de Desafios Bimestrais multidisciplinares distintos, a disciplina faz uso de uma abordagem prática do Processo de Desenvolvimento de um Projeto de Engenharia, aplicando os conceitos vistos nas disciplinas da primeira série para subsidiar as tomadas de decisões durante o projeto dos protótipos dos Desafios. A disciplina pretende fornecer ao aluno uma visão clara da integração das disciplinas iniciais dos Cursos de Engenharia além de promover o desenvolvimento de habilidades de prototipação e comunicação oral, escrita e gráfica.

Responsável

Foto Professor

Andressa Corrente Martins

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Anderson Harayashiki Moreira

Mais Informações
Foto Professor

Angelo Eduardo Battistini Marques

Mais Informações
Foto Professor

Bruno Galelli Chieregatti

Mais Informações
Foto Professor

Diego Hernandez Arjoni

Mais Informações
Foto Professor

Keiti Pereira Vidal de Souza

Mais Informações
Foto Professor

Mateus Zanovello de Oliveira

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • HOLTZAPPLE, Mark Thomas; REECE, W. Dan. Introdução à engenharia. Trad. de J. R. Souza; rev. téc. de Fernando Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 220 p. ISBN 8521615116.
  • MOAVENI, Saeed. Fundamentos de engenharia: uma introdução. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, c2017. 803 p. ISBN 139788522125555.
  • STEWART, James. Cálculo. MORETTI, Antônio Carlos (Trad.). 6. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, c2010. v. 1. 535 p. ISBN 9788522106608.
  • YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A. Física. [Sears and Zemansky's university physics]. Vieira, Daniel (Trad.). 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, c2016. v. 1. 430 p. ISBN 9788543005683.

Complementar

  • BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; LINSINGEN, Irlan von. Educação tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. 2. ed. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2008. 231 p. ISBN 9788532804204.
  • BOULOS, Paulo. Pré-cálculo. São Paulo, SP: Makron Books, 1999. 101 p. ISBN 85-346-1041-X.
  • BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249 p. ISBN 9788535238624.
  • KOTZ, John C et al. Química geral e reações químicas. Noveritis do Brasil (Trad.). 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, c2016. v. 1. ISBN 139788522118274.
  • ROZENBERG, Izrael Mordka. O Sistema Internacional de Unidades - SI. 3. ed. São Paulo, SP: IMT, 2006. 112 p.