Branding
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Ementa
Conceitos de marketing. Conceitos de marcas. Marcas e sua influência em produtos, serviços e organização. Valorização da marca. Posicionamento de marcas I - Conceitualização. Posicionamento de marcas II - Construção. Mapeando o posicionamento de marcas. Exercícios e dinâmicas de Brand Mapping. Identidade de marca I - Conceitualização. Identidade de marca II - Práticas. Imagem de marca. Sistema da marca. Brand Equity. Arquitetura de marcas. Gestão da Marca e noções de Namming.
Descrição
Branding, ou gestão de marcas, é uma disciplina fundamental para todos profissionais, pois permite entender e gerenciar um componente fundamental para a valorização de produtos e serviços. As marcas tem o poder de conferir valor, proporcionar a expansão dos negócios de uma empresa e fidelizar seus consumidores. A disciplina de branding visa oferecer ao aluno um ferramental que permitira compreender as dinâmicas de valores das marcas, criar, posicionar e estabelecer uma identidade de marca que vai potencializar seus produtos, serviços e negócios.
Responsável
Bibliografia
Básica
- AAKER, David A; JOACHIMSTHALER, Erich. Como construir marcas líderes. [Brand Leadership]. Daniel Grassi. Porto Alegre, RS: Bookman, 2007. 321 p. ISBN 9788560031689.
- KOTLER, Philip. CONSTRUINDO marcas poderosas. Argentina: HSM Videos, 2011. 03 DVD's,130 min., color.
- KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. AMAGAMI, Cristina (Trad.), SANTOS, Dilson Gabriel dos (Rev.). 12 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2011. 600 p. ISBN 9788576051237.
Complementar
- KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, c2017. 595 p. ISBN 9788543105338.
- KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. YAMAMOTO, Sônia Midori (Trad.), CRESCITELLI, Edson (Revisor), BARRETO, Iná Futino (Revisor), IKEDA, Ana Akemi (Coord.). 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
- LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: integrating innovation, customer experience, and brand value. New York, NY: Allworth Press, c2010. 285 p. ISBN 9781581156683.
- MARTINS, J. R. Grandes marcas, grandes negócios: como as pequenas e médias empresas devem criar e gerenciar uma marca vendedora. São Paulo, SP: Negócio, 1997. 126 p.
- MARTINS, José Roberto. Branding: um manual para você criar, avaliar e gerenciar marcas. São Paulo, SP: Negócio, 2000. 348 p. ISBN 85-86014-42-7.
- MOON, Michael; MILLISON, Doug. Firebrands: building brand loyalty in the Internet Age. Berkeley: McGraw-Hill, 2000. 318 p. ISBN 0-07-212449-0.
- MORICI, Riccardo. Marketing no Brasil: brand equity, mídia e estatísticas. Rio de Janeiro: Elsevier, c2013. 242 p. ISBN 9788535268584.
- PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Thomson Pioneira, 2004. 174 p. ISBN 8522104425.