Tóp Complem de Pavimentação - Gestão de Pavimentos


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ETC213 0 2 0 40

Ementa

Diagnóstico do sistema viário: monitoração de redes, amostragem e técnicas para a coleta de dados. Previsão de desempenho de pavimentos: modelos de desempenho de pavimentos flexíveis e rígidos; processos de modelagem de desempenho. Alternativas de Manutenção: tipos de manutenção, custos unitários e totais de serviços de pavimentação. Seleção de alternativas, otimização e priorização de recursos: Modelo HDM-4 para sistemas de gestão de pavimentos, para análise de projetos e de custos viários. Avaliação de Pavimentos e Projetos de Reforços Estruturais.

Descrição

O engenheiro civil na área de infraestrutura viária, trabalha no planejamento, no projeto e na execução das obras dos sistemas de transportes. Atualmente novos mercados de trabalho vem se abrindo nesta área que é a das concessões rodoviárias, onde o engenheiro alem das atribuições acima mencionadas tem participação efetiva na gerência dos sistemas ou seja atua na sua operação, bem como, na avaliação do estado da infraestrutura, na sua conservação, nas suas ampliações, tudo voltado à segurança, a economia e conforto dos usuários.

Responsável

Foto Professor

Flaviane Melo Lopes Vallejo

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Caio Rubens Gonçalves Santos

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BALBO, José Tadeu. Pavimentos asfálticos: patologias e manutenção. São Paulo, SP: Plêiade, 1997. 103 p.
  • PINTO, Salomão; PREUSSLER, Ernesto Simões. Pavimentação rodoviária: conceitos fundamentais sobre pavimentos flexíveis. [2. ed.]. Rio de Janeiro: Synergia, 2010. 220 p. ISBN 9788562325374.
  • YODER, E. J; WITCZAK, M. W. Principles of pavement design. 2. ed. New York: John Wiley, 1975. 711 p.