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Conceituações em Hidrologia; ciclo hidrológico; balanço hídrico; recursos hídricos; hidrologias estatística, determinística e estocástica. Impactos ambientais da ação antrópica e da Engenharia sobre o ciclo hidrológico e o balanço hídrico. Bacia hidrográfica: definição; identificação; caracterização. Precipitação atmosférica: conceituação e tipos. Introdução à Hidrometeorologia, Pluviologia e Climatologia. Hidrometria: conceitos, aplicação às diversas fases do ciclo hidrológico; prática instrumental, com vertedores e molinete. Infiltração da chuva; escoamentos subterrâneo, superficial e hipodérmico; estiagem; evapotranspiração; limnologia. Análise estatística de séries temporais hidrológicas; determinação de grandezas de projeto; análise de risco hidrológico. Precipitação intensa: conceituação; importância para a drenagem e controle de enchente. Determinação de enchente de projeto para bacias pequenas e médias; hidrograma unitário; hidrograma de enchente; método racional. Introdução à Hidrologia e aos componentes da macro e da micro drenagem e. Estudos hidráulico-hidrológicos para planejamento e projeto de reservatórios para controle de enchentes e regularização de v
A disciplina Hidrologia visa preparar o educando em Engenharia Civil com relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para agir sobre os processos naturais e antrópicos relacionados à presença, à gestão e ao uso do recurso hídrico, com base na compreensão de tais processos e visando à proteção do ambiente quanto ao excesso ou à falta da água. Tal preparação abrange mensurar e controlar processos hidrológicos; orientar o gestor ou o operador de obra de Engenharia e do uso do solo quanto a informações hidrológicas em casos de excesso ou falta de água no ambiente (gestão de situações extremas); orientar o planejamento, o projeto e a construção quanto a valores de variáveis hidrológicas e suas oscilações (no tempo e no espaço) relevantes para suas funções, incluindo a tomada de decisões; orientar intervenções de Engenharia e antrópicas em geral no sentido de promover o equilíbrio hidrológico sustentável dos sistemas naturais. Essa preparação é levada a termo sob uma filosofia da formação profissional ética e empreendedora, com forte embasamento científico e técnico, sustentada pelo trabalho em equipe, bem como a valorização e o aperfeiçoamento profissionais continuados. Todo o processo de ensino e aprendizado desenvolvido fundamenta-se na contínua prática dos conhecimentos adquiridos em paralelo com a conquista do conhecimento pelo educando, com base em diversos trabalhos práticos, no acompanhamento docente e na contínua avaliação do trabalho em desenvolvimento, com debate de ideias (Aprendizado Baseado em Problemas).
Básica
Complementar