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Estratégia e o Mix de Marketing


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Ementa

Estratégia & Marketing: Ambiente de Marketing, Análise SWOT, 5 Forças de Porter, Análise BCG. Composto de marketing: Gestão do composto mercadológico (produto, preço, promoção e distribuição). Branding e Brand Equity: Conceitos e definições. Marketing B2B ("Business to Business"): O marketing dentro das empresas nos diversos setores de mercado. O conceito de Neuromarketing. Introdução ao Marketing na era digital e suas mídias inovadoras.

Descrição

O planejamento de marketing vai direcionar a construção de relacionamentos lucrativos com os consumidores e a construção de marcas fortes. Além disso, é através da estruturação do mix de marketing que serão definidas as ferramentas táticas a serem empregadas na entrega de valor ao cliente. Nessa disciplina estudaremos ferramentas de marketing estratégico e a forma das empresas gerenciarem seus compostos de marketing.

Responsável

Foto Professor

Geraldo Prado Guimarães Filho

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • CAMPOMAR, Marcos Cortez; IKEDA, Ana Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2012. 206 p. ISBN 9788502060163.
  • KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. CAIRO, Sabrina (Trad.), SANTOS, Dilson Gabriel dos (Rev.). 15. ed. São Paulo: Pearson, c2015. 780 p. ISBN 9788543004471.
  • PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Fundamentos de marketing: suporte às estratégias de negócios das empresas. São Paulo: Atlas, 2011. 368 p. ISBN 9788522464357.

Complementar

  • BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor. [Consumer behaviour]. 9. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005. 606 p. ISBN 9788522104123.
  • HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1995. 377 p. ISBN 8570019459.
  • KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, c2017. 595 p. ISBN 9788543105338.
  • KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. YAMAMOTO, Sônia Midori (Trad.), CRESCITELLI, Edson (Revisor), BARRETO, Iná Futino (Revisor), IKEDA, Ana Akemi (Coord.). 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
  • LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. Yamamoto, Midori (Trad.). 7. ed. São Paulo: Pearson, 2014. 530 p. ISBN 9788576058885.
  • MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008. 720 p. ISBN 9788536306506.
  • SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2006. 267 p. ISBN 8576050099.