Construção de Edifícios


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ETC616 0 0 2 80

Ementa

Concepção e projeto, construção e manutenção das edificações. Building Information Modeling - BIM. Dimensões e níveis de desenvolvimento. O edifício e suas partes. Execução de contenções e fundações. Superestrutura, vedações verticais e horizontais, coberturas, forros, impermeabilizações, esquadrias, fachadas, vidros, pinturas e revestimentos. Serviços finais e entrega da obra. Documentos 2D e 3D, análise de projetos de diferentes disciplinas. Sistemas e processos construtivos: concreto, alvenaria estrutural, metálica, steel frame, parede de concreto e madeira engenheirada. Racionalização construtiva e coordenação modular. Ferramentas BIM, análise e compatibilização de projetos, coordenação, fabricação, gestão da obra e manutenção do empreendimento. Modelo federado e interoperabilidade. Identificação de interferências. Memorial descritivo, quantificação de insumos de uma obra, cronograma de obra, documentação. Norma de desempenho. Etapas da obra de edificação. Implantação de canteiro de obras. Logística de canteiro, BIM 4D.

Descrição

A disciplina Construção de Edifícios enfatiza o entendimento do processo construtivo considerando a integração dos conhecimentos das áreas envolvidas. Possibilita a visualização e compreensão do que está sendo projetado, através do Building Information Modeling- BIM, garantindo a eficácia no processo de comunicação e alinhamento entre todos os envolvidos na concepção, planejamento, construção e manutenção de um empreendimento. Ao longo da disciplina, o aluno compreenderá a relação entre as diferentes áreas envolvidas no processo construtivo, as interferências e a importância do planejamento das atividades visando sempre a capacitação para a aplicação de conhecimentos técnicos aos desafios do mundo real e considerando aspectos tecnológicos, econômicos e sociais.

Responsável

Foto Professor

Paula Katakura

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Soraya Arida Katchvartanian

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • <p>Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras. Brasília: CBIC, 2016. v. 1. 124 p.</p>
  • AZEREDO, Hélio Alves de. O edifício até sua cobertura. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 1977. 182 p.
  • YAZIGI, Walid. A técnica de edificar. 4. ed. São Paulo, SP: Pini, 2002. 669 p. ISBN 85-7266-136-0.

Complementar

  • Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras. Brasília: CBIC, 2016. v. 2. 70 p.
  • Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras. Brasília: CBIC, 2016. v. 3. 130 p.
  • Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras. Brasília: CBIC, 2016. v. 4. 99 p.
  • Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras. Brasília: CBIC, 2016. v. 5. 102 p.
  • LEUSIN, Sergio. Gerenciamento e coordenação de Projetos BIM: uma guia de ferramentas e boas práticas para o sucesso do empreendimento. Rio de Janeiro: Elsevier, c2018. 153 p. ISBN 9788535290042.
  • OLIVEIRA, Adriano de; CAMPOS NETTO, Claudia. Autodesk Navisworks 2017: conceitos e aplicações. 1. ed. Rio de Janeiro: Érica/Saraiva, c2017. 175 p. ISBN 9788536524481.