O Consumidor e as Relações de Consumo
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Ementa
O que é marketing: conceito e definições. Evolução do conceito.
Conceitos fundamentais: necessidades, desejo, demanda, mercado, satisfação e proposta de valor)
Sistema de Informações de Marketing (S.I.M): Conceito e principais definições.
Noções de pesquisa de mercado aplicada ao marketing.
Consumidor: O início de tudo (quem é e como conhecê-lo).
Estratégia S.A.P. (segmentação - público-alvo - posicionamento): conceitos, definições e aplicações.
Descrição
Através do estudo do consumidor e das suas relações de consumo, o marketing busca criar valor e estabelecer uma forma de relacionamento lucrativo entre eles. Nesta disciplina teremos contato com alguns dos principais instrumentos utilizados para promover este relacionamento, buscando construir relações fiéis e de longo prazo.
Responsável
Bibliografia
Básica
- CAMPOMAR, Marcos Cortez; IKEDA, Ana Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2012. 206 p. ISBN 9788502060163.
- KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. CAIRO, Sabrina (Trad.), SANTOS, Dilson Gabriel dos (Rev.). 15. ed. São Paulo: Pearson, c2015. 780 p. ISBN 9788543004471.
- PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Fundamentos de marketing: suporte às estratégias de negócios das empresas. São Paulo: Atlas, 2011. 368 p. ISBN 9788522464357.
Complementar
- BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor. [Consumer behaviour]. 9. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005. 606 p. ISBN 9788522104123.
- HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1995. 377 p. ISBN 8570019459.
- KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, c2017. 595 p. ISBN 9788543105338.
- KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. YAMAMOTO, Sônia Midori (Trad.), CRESCITELLI, Edson (Revisor), BARRETO, Iná Futino (Revisor), IKEDA, Ana Akemi (Coord.). 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
- LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. Yamamoto, Midori (Trad.). 7. ed. São Paulo: Pearson, 2014. 530 p. ISBN 9788576058885.
- MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008. 720 p. ISBN 9788536306506.
- SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2006. 267 p. ISBN 8576050099.