Gestão de Processos Industriais


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ETQ504 2 0 0 80

Ementa

Conceito de processos e indicadores de processos. Gestão da Qualidade nas organizações. Ferramentas para melhorar a qualidade. Método de Análise e Solução de Problemas (MASP). Conceito de 5S. Gestão sustentável de operações. Decisões para fazer investimentos. Estratégia seis sigma e introdução ao conceito de manufatura magra. Controle estatístico dos processos. Capacidade de processo. Os fundamentos de gestão de pessoas em organizações.

Descrição

O conhecimento de conceitos, técnicas e metodologias utilizadas na Gestão de Processos Industriais permite ao futuro Engenheiro(a)desenvolver uma forma objetiva de avaliar e interferir, de forma produtiva, nos mais diversos processos existentes em todos os tipos de organizações e de qualquer ramo de atuação (os exemplos utilizados em sala vão focar atividades de Indústrias Químicas, de Alimentos e correlatas)

Responsável

Foto Professor

Luciano Gonçalves Ribeiro

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 6. ed. Belo Horizonte, MG: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1998. 276 p. ISBN 85-86948-05-5.
  • PALADINI, Edson Pacheco (coord.); CARVALHO, Marly Monteiro de (coord.). Gestão de qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro , RJ: Elsevier, 2006. 355 p. ISBN 8535217525.
  • PANDE, Peter S; NEUMAN, Robert P; CAVANAGH, Roland R. Estratégia seis sigma: como a GE, a Motorola e outras grandes empresas estão aguçando seu desempenho. Trad. de Cristina Bazan Tecnologia e Linguistica. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. 442 p. ISBN 8573032839.
  • RAMOS, Alberto Wunderler. CEP para processos contínuos e em bateladas. São Paulo, SP: Fundação Vanzolini/Edgard Blücher, 2000. 130 p. ISBN 8521202768.
  • RIBEIRO, Haroldo. 5S: a base para qualidade total. 9. ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1994. 115 p. ISBN 8585651024.
  • SHIBA, Shoji; GRAHAM, Alan; WALDEN, David. TQM: quatro revoluções na gestão da qualidade. Trad. de Eduardo D'Agord Schaan, rev. téc. de Amarildo Cruz Fernandes. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997. 409 p.
  • SLACK, Nigel. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e práticas de impacto estratégico. Trad. Sandra de Oliveira; consultoria, superv. e rev. téc. Rogério Garcia Bañolas. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008. 552 p. ISBN 9788560031962.
  • WERKEMA, Cristina. Criando a cultura Seis Sigma. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 2002. 253 p. (Seis Sigma). ISBN 85-7303-333-9.

Complementar

  • BOX, George E. P. Statistics for experimenters: an introduction to design, data analysis, and model building. New York: John Wiley, 1978. 653 p.
  • COSTA, Antonio Fernando Branco; EPPRECHT, Eugenio Kahn; CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Controle estatístico de qualidade. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2005. 330 p. ISBN 8522441561. KERZNER, Harold. Gerenciamento de projetos: uma abordagem sistêmica para
  • HELMAN, Horacio; ANDERY, Paulo R. P. Análise de falhas: aplicação dos métodos de FMEA e FTA. Belo Horizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, 1995. 156 p. (Série Ferramentas da Qualidade). ISBN 8585447176.
  • KERZNER, Harold. Gerenciamento de projetos: uma abordagem sistêmica para planejamento, programação e controle. [Project management : a systems approach to planning, schodulling and controlling]. GAMA NETO, João (Trad.), PRADO, Joyce I. (Trad.). 10. ed. São Paulo: Blucher, 2014. 657 p. ISBN 9788521206033.
  • OAKLAND, John S. Gerenciamento da qualidade total: TQM: o caminho para aperfeiçoar o desempenho. Trad. de Adalberto Guedes Pereira. São Paulo: Nobel, 1994. 459 p.
  • RODRIGUES, Maria Isabel; IEMMA, Antonio Francisco. Planejamento de experimentos e otimização de processos. 2. ed. Campinas, SP: Casa do Espírito Amigo Fraternidade Fé e Amor, 2009. 358 p. ISBN 859838903X.