Food Design


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
EAL938 2 0 0 80

Ementa

Introdução ao Design. Food Design Thinking. Design Thinking ¿ Introdução. Design Thinking - Imersão - Pesquisa exploratória. Design Thinking - Análise - Entrevistas / Jornada do usuário. Design Thinking - Síntese - Mapa de empatia / Persona. Design Thinking - Ideação - Mapa mental, SCAMPER, Brainstorming, Matriz de avaliação, Definição da Proposta final. Naming (criação do nome da empresa e do produto). Definição da Marca: propósito, valores e promessa. Criação da identidade visual: elementos primários - logotipo e símbolo, elementos secundários - cores e alfabeto institucionais, acessórios. Manual de Aplicação da Marca. Manual de identidade visua. Eureka: Criação do Poster, Apresentação Digital, Video. Embalagem + Rótulo do projeto final.

Descrição

O Food Design é um assunto novo. Atualmente, na Europa a comida industrializada é projetada por designers.O Design ocupa-se de dar FORMA a uma exigência e o Food Design trata de dar FORMA a uma exigência do setor de alimentos (indústria, serviços de alimentação, utensílios, embalagens, comércio). A estética tem importância, mas o fundamental é a funcionalidade. O que mostra que o produto tem design é o fato de o produto ser adequado à finalidade que se propõe, é usado, é consumido e é comprado novamente. Isso se confunde com o conceito de usabilidade. A disciplina apresenta o desenvolvimento de novos produtos pela metodologia de design de produtos. Com isso, consegue-se a união da abordagem técnica, típica da Engenharia, com a concepção do produto pela perspectiva do usuário, típica do design. Essa abordagem enriquece o processo de criação, uma vez que tanto os aspectos tecnológicos quanto os humanísticos são levados em conta no desenvolvimento de novos produtos alimentícios, aumentando as chances de sucesso do projeto.

Responsável

Foto Professor

Claudia Alquezar Facca

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249 p. ISBN 9788535238624.
  • NITZSCHE, Rique. Afinal, o que é design thinking?. São Paulo, SP: Rosari, 2012. 207 p. ISBN 9788580500189.
  • VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013. 161 p. ISBN 9788565424004.
  • ZAMPOLLO, Francesca. Think like a food design: 60 activities to develop your Food Design Thinking mindset. Lexington, KY: Online School Food Design, [2018]. 269 p. ISBN 9781973486756.

Complementar

  • FLANDRIN, Jean-Louis, dir. História da alimentação. 2. ed. São Paulo, SP: Estação Liberdade, 1998. 885 p. ISBN 85-7448-002-9.
  • ZAMPOLLO, Francesca. IdeaHive: a food design thinking method for idea generation. Lexington, KY: Online School Food Design, [2018]. 88 p. ISBN 9781973419235.
  • ZAMPOLLO, Francesca. IdeaMarket: a food design thinking method for idea generation. Lexington, KY: Online School Food Design, [2018]. 108 p. ISBN 9781973418689.
  • ZAMPOLLO, Francesca. IdeaShake: a food design thinking method for idea generation. Lexington, KY: Online School Food Design, [2018]. 88 p. ISBN 9781973419235.
  • ZAMPOLLO, Francesca. Let's food design: 7 steps to become a food designer. Lexington, KY: Online School Food Design, [2018]. 135 p. ISBN 97815376882433.
  • ZAMPOLLO, Francesca. StarChat: a food design thinking method for context exploration. Lexington, KY: Online School Food Design, [2018]. 108 p. ISBN 9781973419419.