INSCREVA-SE

Cool Hunting


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
MIN301 0 2 0 40

Ementa

O que é coolhunting e o papel do coolhunter. As disciplinas e áreas auxiliares. A percepção de signos e sinais na construção de cenários futuros. As principais metodologias e escolas. Metodologias de Coolhunting. Etnografia e Netnografia aplicada à pesquisa de tendências. Métodos e Pesquisa de Campo. Mapeamento de Tendências. Estudos de caso.

Descrição

As competências do coolhunter na aplicação de métodos de construção de cenários futuros são fundamentais para inovação e pesquisa aplicada ao design estratégico. A contribuição principal desta disciplina é a compreensão do sistema multifacetado de tendências, a previsão de comportamentos, as metodologias para a realização de coolhunting, a correta leitura das motivações culturais, dos costumes e dos movimentos jovens e - principalmente - o desenvolvimento de ferramentas para a melhoria contínua de produtos, conceitos e serviços.

Responsável

Foto Professor

José Carlos Carreira

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • FURTADO, Beth. Desejos contemporâneos: patchwork de tendências, idéias e negócios em tempos de paradoxos. São Paulo, SP: GS&MD, 2009. 151 p. ISBN 9788560949069.
  • RAYMOND, Martin. Tendencias: qué son, cómo identificarlas, en qué fijarmos, cómo leerlas. Trad. de Alicia Martinez Yuste. Barcelona: Promopress, c2010. 214 p. ISBN 9788492810024.
  • SANTOS, Janiene. Sobre tendências e o espírito do tempo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017. 117p.

Complementar

  • KELLEY, David; KELLEY, Tom. Confiança Criativa: Libere sua criatividade e implemente suas ideias. Trad. Cristina Yamagami. São Paulo: HSM Ed, 2014. 264p.
  • KELLEY, Tom. As 10 faces da inovação. Trad. de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007. 263 p. ISBN 9788535224504.
  • KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. 208p.(versão eletrônica)
  • LIPOVETSKY, Gilles. A Estetização do Mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
  • MORACE, Francesco. Consumo Autoral: as gerações como empresas criativas. Trad. de Kathia Castilho. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. 148p.