INSCREVA-SE

Trabalho de Conclusão de Curso I


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG422 2 2 0 80

Ementa

Desenvolvimento do TCC. Metodologia e Cronograma de Projeto. Desenvolvimento, Inteligência, Fundamentação. Fase de Conceituação: Valor Social, Valor Criativo, Valor Competitivo, Valor Tecnológico. Fase de Fundamentação: Validação, Proposta Conceitual. Criação Macro: Estudo Formal, Funcional, Ergonômico, Dimensional e Técnico (Materiais, processos e Sustentabilidade). Design Review. Modelo preliminar. Apresentação da Proposta Final. Relatório Parcial do TCC.

Descrição

A disciplina permitirá que o aluno integre todo o conhecimento adquirido e desenvolva o projeto completo de um produto de média ou alta complexidade como trabalho de conclusão de curso, passando por todas as etapas necessárias tanto no âmbito projetual, como no âmbito acadêmico-científico.

Responsável

Foto Professor

Ana Paula Scabello Mello

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BOBÁNY, Denise de Mello; MARTINS, Roberta Rollemberg Cabral. Do textual ao visual: um guia completo para fazer seu trabalho de conclusão de curso. Rio de Janeiro, RJ: Novas Idéias, 2008. 96 p. ISBN 9788560284115.
  • FACCA, Cláudia Alquezar. O designer como pesquisador: uma abordagem metodológica da pesquisa aplicada ao design de produtos. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 190 p. ISBN 9788580390223.

Complementar

  • BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Trad. de Itiro Iida. 3. ed. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 342 p. ISBN 9788521206149.
  • MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Trad. de Astrid de Carvalho. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 366 p. ISBN 9788531407314.
  • PAPANEK, Victor. Design for the real world: human ecology and social change. 2. ed. London: Thomas & Hudson, 2006. 394 p. ISBN 9780500273586.
  • PRESS, Mike; COOPER, Rachel. El diseño como experiencia: el papel del diseño y los diseñadores en el siglo XXI. Trad. María Jesús Rivas. Barcelona: Gustavo Gili, 2009. 239 p. ISBN 9788425222283.
  • STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jacob. This is service design thinking: basics, tools, cases. Hoboken, NJ: Wiley, c2011. 373 p. ISBN 9781118156308.
  • VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013. 161 p. ISBN 9788565424004.