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Prototipagem de Conceitos


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Ementa

Percurso de geração de significado como processo de prototipação de conceitos, da abstração do conceito fundamental a concretização da ideia. Conceito fundamental: Entendendo o usuário, necessidades e desejos além do tangível. Sociedade, Negócio e Afinidades do grupo de trabalho. Construindo a persona na tensão entre o que quer, o que não sabe o que quer, o que tem e o que ainda não tem. Sociedade: mapeamento do ecossistema e seus valores atuais e futuros; verificação do Negócio, mercado, segmento e que existe hoje. Insights, estrutura narrativa do usuário. Formação da jornada do usuário. Desenvolvimento do conceito Metodologias. Playback das ideias. Seleção de conceitos / ideias. Metodologias de prototipagem. Prototipagem dos conceitos / ideias. Definição do melhor conceito / ideia em função Desejável, Factível, Viável. Prototipagem do conceito final.

Descrição

No desenvolvimento de um projeto de Design, uma das fases mais importantes é a Ideação, nesta fase, após um trabalho minucioso de pesquisa para definição do problema do usuário, o Designer inicia a fase de buscar ideias para solução do problema. Não é incomum, no Design e em outras profissões o desenvolvedor desenvolver uma solução baseado em uma primeira ideia. Esta disciplina procura promover, por meio de técnicas provenientes da semiótica, etnografia, pensamento visual, estudos futuros e processos criativos, uma prototipagem dos conceitos e soluções para incrementar a ideação e aumentar a qualidade da solução escolhida

Responsável

Foto Professor

Vanderlei Marcos do Prado

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • KELLEY, Tom. As 10 faces da inovação. Trad. de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007. 263 p. ISBN 9788535224504.
  • ROAM, Dan. The back of the napkin: solving problems and selling ideas with pictures. New York, NY: Portfolio Penguim, 2009. 282 p. ISBN 9781591843061.
  • VERGANTI, Roberto. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean. Boston: Harvard Business, c2009. 272 p. ISBN 9781422124826.

Complementar

  • BROWN, Tim; KATZ, Barry. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: Haper Business, c2009. 264 p. ISBN 9780061766084.
  • BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249 p. ISBN 9788535238624.
  • CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 262 p. ISBN 9788540500983.
  • FACCA, Cláudia Alquezar. O designer como pesquisador: uma abordagem metodológica da pesquisa aplicada ao design de produtos. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 190 p. ISBN 9788580390223.
  • GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9. ed. São Paulo: Escrituras, 2009. 133 p. ISBN 9788586303577.