Projeto de Produtos


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG430 0 2 0 40

Ementa

Conceito de produto. Ciclo de vida de um produto. O conceito de valor aos interessados. Proposta de Valor. Desenvolvimento de produtos: modelos e metodologias. Ecodesign e Design for the Environment (DFE). A representação do produto. A visão mercadológica do Marketing. Proteção da Propriedade Intelectual. Estudos técnicos e funcionais do projeto. Definição de materiais e processos de fabricação. Viabilidade técnica e econômica do produto.

Descrição

A disciplina oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar as etapas de um projeto para um novo produto. Desde, atendimento das necessidades do público alvo, conceituação da solução, estudos técnicos de materiais e processos produtivos.

Responsável

Foto Professor

Aparecido Roberley Borghi

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BACK, Nelson et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri, SP: Manole, c2008. 601 p. ISBN 9788520422083.
  • BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Trad. de Itiro Iida. 3. ed. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 342 p. ISBN 9788521206149.
  • PROJECT Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: (Guia PMBOK). 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 589 p. ISBN 9788502223721.
  • ROMEIRO FILHO, Eduardo (Coord.). PROJETO do produto. Rio de Janeiro, RJ: ABEPRO/Elsevier, 2010. 376 p. ISBN 97885352335.

Complementar

  • ASHBY, Michael F; JOHNSON, Kara. Materiais e design: arte e ciência da seleção de materiais no design de produto. Trad. da 2. ed. americana por Arlete Simille Marques; rev. téc. Mara Martha Roberto e Ágata Tinoco. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011. 346 p. ISBN 9788535238426.
  • BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Projeto e desenvolvimento de produtos. São Paulo, SP: Atlas, 2009. 181 p. ISBN 9788522453306.
  • BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249 p. ISBN 9788535238624.
  • GRIEVES, Michael. Product lifecycle management: driving the next generation of lean thinking. New York: McGraw-Hill, c2006. 319 p. ISBN 9780071452304.
  • VIEIRA, Darli Rodrigues; BOURAS, Abdelaziz; DEBAECKER, Denis. Gestão de projeto do produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 213 p. ISBN 9788535262278.