Modelos e Ambientes Virtuais


Codigo Carga Horária
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Ementa

Tipos de modelagem e sua importância no desenvolvimento do projeto. Revisão sobre o ambiente virtual e o plano cartesiano. Blender. Introdução ao software: Conhecimento da interface (ferramentas, navegação, modos, etc.). Organização dos arquivos. Importação de referências bidimensionais. Importação de Hardpoints. Gestão de arquivos. Configuração das propriedades da cena. Introdução à modelagem: modeling e layout. Ferramentas principais. Tipo de visualização. Modificadores. Influência da hierarquia. Criando polígonos a partir dos modificadores. Construção de modelo geométrico. Texturização. Mapas UV. Aplicação de materiais. Criação e edição de matérias - Visualização e geração de imagem. Construção de modelo texturizado. Simulação - Tipos de simulação - Elementos Limitantes. Variáveis. Modo Sculpting - Pincéis - Escultura com multiresolução - Topologia dinâmica. Espelhamento. Animação (parte 1) - Uso de armações (Rigging) - Controlando as propriedades de um objeto. Animação (parte 2) - Uso de Drivers - Deformação de objetos. Construção de modelo orgânico. Geometrias, Subdivisões, Shading, Iluminação, Layers. Modelagem, animação e renderização de uma cena.

Descrição

O desenvolvimento de ambientes virtuais passa pelo trabalho de múltiplos softwares e diferentes técnicas para a criação de ambientes passives de simulações fidedignas. Nesta disciplina vamos aprender como conjugar tais metodologias.

Responsável

Foto Professor

José Antônio Correa

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • ANDALÓ, Flávio. Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. 1. ed. São Paulo: Érica, c2015. 135 p. ISBN 9788536512051.
  • AZARMI, Fardad. 3D modeling for advanced design & application. Dubuque, IA: Kendall Hunt, c2016. 478 p. ISBN 9781465276247.
  • BERNIER, Samuel N; LUYT, Bertier; REINHARD, Tatiana. Design for 3D printing: scanning, creating, editing, remixing, and making in three dimensions. San Francisco, CA: Maker Media, 2015. 150 p. ISBN 9781457187360.

Complementar

  • <p>CORTINA, Francisco A; BLANCHÉ, Pascal. D'artiste: character modeling. Adelaide, Australia: Ballistic, 2008. 191 p. ISBN 9781921002113.</p>
  • CADCIM Technologies. Learning Autodesk alias design. Tickoo, Sham. 5. ed. Indiana, USA: CADCIM, C2015. 914 p. ISBN 9781942689119.
  • HUDSON,Jennifer. Process: 50 product designs from concept to manufacture. London: Laurence King, 2008. 240 p. ISBN 9781856695411.
  • SIMONDS, Ben. Blender Master Class: a hand-on guide to modeling, sculpting, materials, and rendering. San Francisco, CA: No Starch Press, c2013. 266 p. ISBN 9781593274771.
  • SIMONDS, Ben. Blender Master Class: a hand-on guide to modeling, sculpting, materials, and rendering. San Francisco, CA: No Starch Press, c2013. 266 p. CD-ROM. ISBN 9781593274771.
  • VILLAR, Oliver. Learning Blender: a hands-on guide to creating 3D animated characters. 2. ed. Boston, MA: Addison-Wesley, c2017. 336 p. ISBN 9780134663463.