Modelagem Digital


Codigo Carga Horária
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DSG343 0 4 0 80

Ementa

Tipos de modelagem e sua importância no desenvolvimento do projeto. Revisão sobre o ambiente virtual e o plano cartesiano. Blender. Introdução ao software: Conhecimento da interface (ferramentas, navegação, modos, etc.). Organização dos arquivos. Importação de referências bidimensionais. Importação de Hardpoints. Gestão de arquivos. Configuração das propriedades da cena. Introdução à modelagem: modeling e layout. Ferramentas principais. Tipo de visualização. Modificadores. Influência da hierarquia. Criando polígonos a partir dos modificadores. Construção de modelo geométrico. Texturização. Mapas UV. Aplicação de materiais. Criação e edição de matérias - Visualização e geração de imagem. Construção de modelo texturizado. Simulação - Tipos de simulação - Elementos Limitantes ¿ Variáveis. Modo Sculpting - Pincéis - Escultura com multiresolução - Topologia dinâmica ¿ Espelhamento. Animação (parte 1) - Uso de armações (Rigging) - Controlando as propriedades de um objeto. Animação (parte 2) - Uso de Drivers - Deformação de objetos. Construção de modelo orgânico. Geometrias, Subdivisões, Shading, Iluminação, Layers. Modelagem, animação e renderização de uma cena.

Descrição

Ao vermos um objeto virtual, muitas vezes não damos conta de qual ou quais técnicas produziram o referido resultado. Nesta disciplina, vamos compreender um pouco mais destas técnicas e aprofundarmos na compreensão da modelagem de superfícies.

Responsável

Foto Professor

José Antônio Correa

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • <p>BACK, Nelson et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri, SP: Manole, c2008. 601 p. ISBN 9788520422083.</p>
  • BERNIER, Samuel N; LUYT, Bertier; REINHARD, Tatiana. Design for 3D printing: scanning, creating, editing, remixing, and making in three dimensions. San Francisco, CA: Maker Media, 2015. 150 p. ISBN 9781457187360.
  • GAHAN, Andrew. 3D automotive modeling: an insider's guide to 3D car modeling and design for games and film. Burlington, MA: Focal, c2011. 449 p. ISBN 9780240814285.

Complementar

  • <p>CADCIM Technologies. Learning Autodesk alias design. Tickoo, Sham. 5. ed. Indiana, USA: CADCIM, C2015. 914 p. ISBN 9781942689119.</p>
  • LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2007. 206 p. ISBN 8521203373.
  • OLIVEIRA, Adriano de. Modelagem automotiva e de produtos com Rhinoceros 3.0 e 3ds max 8. São Paulo, SP: Érica, 2005. 332 p. ISBN 8536500956.
  • PIPES, Alan. Desenho para designers. Trad. de Marcelo A. L. Alves. São Paulo, SP: Blücher, 2010. 223 p. ISBN 9788521205081.
  • VAUGHAN, William. Digital modeling. Berkeley, CA: New Riders, c2012. 410 p. ISBN 9780321700896.