Modelagem 3D Poligonal


Codigo Carga Horária
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Ementa

Diferentes tipos de modelagem. Ambiente virtual e o plano cartesiano. Introdução ao software Blender. Requisitos do sistema. Interface do usuário, Sistema de janelas, Espaços de trabalho, Barra de status, Mapa-de atalhos, Controles de interface, Ferramentas Editores. 3D Viewport. Elementos fundamentais: Introdução, Meshes, Curvas e Superfícies. Modificadores: Introdução, modificadores mais comuns, alterações na geometria. Elementos fundamentais: Metaball, Textos, Volumes, Empties e Imagens. Demais modificadores. Escultura: Introdução ao conceito de Escultura no Blender. Ferramentas de escultura, configurações, escultura adaptativa, método destrutivo e não destrutivo. Editores. UV Maping e Image editing. Shading e o sistema de Nods. Modo Texture Painting: Introdução, ferramentas. Confecção dos elementos no FabLAB.

Descrição

O desenvolvimento de elementos partindo das técnicas de modelagem poligonal é amplamente usado para o desenvolvimento de projeto, de produtos à games. Vamos compreender as características destas técnicas, para podemos explora-las com desenvoltura.

Responsável

Foto Professor

José Antônio Correa

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • MULLEN, Tony. Introducing character animation with blender. 2. ed. Hoboken, N. J: Wiley Publishing, c2011. 451 p. ISBN 9780470427378.
  • SIMONDS, Ben. Blender Master Class: a hand-on guide to modeling, sculpting, materials, and rendering. San Francisco, CA: No Starch Press, c2013. 266 p. ISBN 9781593274771.
  • SIMONDS, Ben. Blender Master Class: a hand-on guide to modeling, sculpting, materials, and rendering. San Francisco, CA: No Starch Press, c2013. 266 p. CD-ROM. ISBN 9781593274771.
  • VILLAR, Oliver. Learning Blender: a hands-on guide to creating 3D animated characters. 2. ed. Boston, MA: Addison-Wesley, c2017. 336 p. ISBN 9780134663463.

Complementar

  • ANDALÓ, Flávio. Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. 1. ed. São Paulo: Érica, c2015. 135 p. ISBN 9788536512051.
  • AZARMI, Fardad. 3D modeling for advanced design & application. Dubuque, IA: Kendall Hunt, c2016. 478 p. ISBN 9781465276247.
  • VASCONCELOS, Virgilio. Blender 2.5 character animation cookbook: 50 great recipes for giving soul to your characters by building high-quality rigs and understanding the principles of movement. Birmingham: Packat Publishing, c2011. 289 p. ISBN 9781849513203.
  • WILLIAMSON, Jonathan. Character development in blender 2.5. Boston, MA: Cengage Learning, c2012. 473 p. ISBN 139781435456259.
  • WILLIAMSON, Jonathan. Character development in blender 2.5. Boston, MA: Cengage Learning, c2012. 473 p. CD-ROM. ISBN 139781435456259.