INSCREVA-SE

Modelagem 3D em Superfícies


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG242 0 2 0 40

Ementa

Apresentação do software. Edição de linhas e curvas. Conceito de criação de superfícies a partir de curvas. Análise de vetores normais. Manipulação de superfície por curva. Manipulação de superfície por pontos. Criação de superfície por curvas de secção. Criação de superfície por curvas de secção e rotação. Análise e Edição de superfícies. Tonalização: cor, textura, material, cenário, ambiente. Tonalização: Iluminação, reflexão, refração, cenário, ambiente. Análise de curvatura, Análise da estratégia e geração do modelo de usinagem. Edição do modelo. Entrega do modelo final.

Descrição

A presença dos computadores no desenvolvimento da tecnologia é, hoje, até óbivia. Isso porque estas máquinas aumentaram a velocidade de desenvolvimento e, consequentemente, diminuiram seus custos. O desenvolvimento de produtos no mundo virtual é essencial para se ter competitividade. O objetivo deste curso é instrumentalizar os alunos com ferramentas computacionais para construção e manipulação de modelos virtuais tridimensionais por superfícies baseadas em NURBS (Non Uniform Rational Basis Spline), montagem de cenários de apresentação por tonalização (renderização) e criação de protótipos reais.

Responsável

Foto Professor

Igor Zucato

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • CHENG, Ron K. C. Inside Rhinoceros 4. Canadá: Thomson Delmar Learning, c2008. 721 p. ISBN 9781418021016.
  • CHENG, Ron K. C. Inside Rhinoceros 4. Canadá: Thomson Delmar Learning, c2008. 721 p. CD-ROM. ISBN 9781418021016.
  • KLEY, Michiel Van der. Working with Rhinoceros 4.0. 2. ed. London, VR: Simplyshino, 2011. 276 p. ISBN 9789081272223.
  • OLIVEIRA, Adriano de. Modelagem automotiva e de produtos com Rhinoceros 3.0 e 3ds max 8. São Paulo, SP: Érica, 2005. 332 p. ISBN 8536500956.

Complementar

  • AZARMI, Fardad. 3D modeling for advanced design & application. Dubuque, IA: Kendall Hunt, c2016. 478 p. ISBN 9781465276247.
  • FOLEY, James D. Computer graphics: principles and practice. 2. ed. Boston: Addison-Wesley, 1997. 1174 p. (The systems programming). ISBN 0201848406.
  • GAMBA Jr. , Nilton Gonçalves. Computação gráfica para designers: dialogando com as caixinhas de diálogo. Rio de Janeiro, RJ: 2AB, 2003. 89 p. (Série Oficina). ISBN 8586695297.
  • GIESECKE, Frederick E. Comunicação gráfica moderna. Porto Alegre, RS: Bookman, 2002. 534 p. ISBN 85-7307-844-8.
  • PIPES, Alan. Desenho para designers. Trad. de Marcelo A. L. Alves. São Paulo, SP: Blücher, 2010. 223 p. ISBN 9788521205081.