Metodologia de Pesquisa III
Codigo |
Carga Horária |
T |
E |
L/P |
CHT |
DSG425 |
2 |
0 |
0 |
40 |
Ementa
A Eureka, sua função, estrutura e providências necessárias. O planejamento da Eureka. Elaboração da lista de necessidades. O pôster acadêmico: estrutura e exemplos. Estudo de casos: pôsteres. Acompanhamento dos relatórios dos TCCs.
Descrição
Integrar todo o conhecimento adquirido e desenvolver o projeto completo de um
produto de média ou alta complexidade como trabalho de conclusão de curso,
passando por todas as etapas necessárias tanto no âmbito do projeto, como no
âmbito acadêmico-científico, tornando-se um Designer de Produto preparado para
atuar no mercado de trabalho.
Responsável
Bibliografia
Básica
- BOBÁNY, Denise de Mello; MARTINS, Roberta Rollemberg Cabral. Do textual ao visual: um guia completo para fazer seu trabalho de conclusão de curso. Rio de Janeiro, RJ: Novas Idéias, 2008. 96 p. ISBN 9788560284115.
- FACCA, Cláudia Alquezar. O designer como pesquisador: uma abordagem metodológica da pesquisa aplicada ao design de produtos. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 190 p. ISBN 9788580390223.
- TRÍBOLI, Edison Paulo De Ros. Apresentação e editoração eletrônica de trabalhos acadêmicos: comentários sobre os elementos da NBR 14724 e suas construções com auxílio do Word. São Caetano do Sul, SP: CEUM/IMT, 2004. 115 p.
Complementar
- DUARTE, Nancy. Resonante: present visual stories that transform audiences. Hoboken, N. J: John Wiley, c2010. 248 p. ISBN 9780470632017.
- LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. [Titulo Original: Thinking with type a critical guide for designers, writers, editors & students]. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2006. 184 p. ISBN 9788575035535.
- MARTIN, Bella; HANINGTON, Bruce. Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly, MA: Rockport Publishers, c2012. 207 p. ISBN 9781592537563.
- REYNOLDS, Garr. ApresentaçãoZen: ideias simples de como criar e executar apresentações vencedoras. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010. 229 p. ISBN 9788576084617.
- REYNOLDS, Garr. The naked presenter: delivering powerful presentations with or without. Berkeley, CA: New Riders, c2011. 206 p. ISBN 9780321704450.