Metadesign


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG241 2 2 0 80

Ementa

Fundamentação teórica do Metadesign. Gamificação: Guerrilha Etnográfica. Metodologias avançadas: o conceito de metadesign. Criando produtos e contextos. Necessidades reais e fictícias na sociedade contemporânea. Metodologia para problemas exponenciais. Compreendendo escalas de complexidade e suas implicações no design. A exploração interdisciplinar de pesquisas e estratégias de design envolvendo processos não lineares para o desenvolvimento de sistemas de metadesign. Pesquisa. Desenvolvimento do Projeto - Ideação. Sistemas de metadesign, soluções de design baseadas em evidências e estruturas metodológicas. Análise de domínios simbióticos proeminentes no contexto. Validação: Multivalência de dados no contexto urbano. Prototipação. Apresentação final.

Descrição

Um dos aspectos mais importantes no design de um produto ou conceito é a avaliação do seu grau de inovação e o impacto que vai gerar na sociedade. A disciplina Metadesign tem por objetivo desemvolver técnicas de projeto, considerando escalas diferenciadas de complexidade, assim como a sua inserção ao contexto.

Responsável

Foto Professor

Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Holland

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 262 p. ISBN 9788540500983.
  • DE MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo, SP: Blucher, 2010. 228 p. ISBN 9788521205166.
  • VASSÃO, Caio Adorno. Metadesign: ferramentas, estratégias e ética para a complexidade. São Paulo, SP: Blucher, 2010. 129 p. (Pensando o Design). ISBN 9788521205579.

Complementar

  • BONSIEPE, Gui, coord; KELLNER, Petra; POESSNECKER, Holger. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq, 1984. 86 p.
  • BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2011. 270 p. ISBN 9788521205326.
  • KELLEY, Tom. As 10 faces da inovação. Trad. de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007. 263 p. ISBN 9788535224504.
  • KELLEY, Tom; LITTMAN, Jonathan. A arte da inovação: lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. Trad. de Maria Claudia Lopes. São Paulo, SP: Futura, 2001. 341 p. ISBN 8574130532.
  • PETROSKI, Henry. Inovação: da idéia ao produto. [trad. de IIDA, Itiro eTEIXEIRA, Whang Pontes]. São Paulo, SP: Blucher, 2008. 201 p. ISBN 9788521204534.