Marketing
Codigo |
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Ementa
Introdução e conceitos de Marketing, evolução do Marketing e o Marketing no Século XXI. Planejamento de marketing. Análise do ambiente de Marketing: macroambiente e microambiente. Análise de Mercado. Segmentação e definição do público-alvo; necessidades e desejos, valor e dimensões dos produtos (funcionais e simbólicas). Introdução ao Posicionamento de Produtos, serviços e Marcas. Elaboração do Posicionamento de Produtos, serviços e Marcas. Introdução ao Marketing Tático - Mix de Marketing: Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Estratégias de Produto e serviços. Estratégias de Precificação e Distribuição. Plano de comunicação integrada de marketing.
Descrição
A disciplina de marketing tem como objetivo dar ao aluno conhecimentos sobre o mercado, consumidores e sociedada e seus mecanismos de troca de valores, bem como desenvolver recursos cognitivos para que este aluno possa desenvolver e/ou avaliar estratégias e táticas mercadológicas em sua área de atuação.
Responsável
Bibliografia
Básica
- KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, c2017. 595 p. ISBN 9788543105338.
- KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. YAMAMOTO, Sônia Midori (Trad.), CRESCITELLI, Edson (Revisor), BARRETO, Iná Futino (Revisor), IKEDA, Ana Akemi (Coord.). 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
- KOTLER, Philip; KOTLER, Milton. Marketing de crescimento: 8 estratégias para conquistar mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, c2013. 176 p. ISBN 9788535264425.
Complementar
- AAKER, David A. Estratégia de portfólio de marcas criando: relevância diferenciação, força, alavancagem clareza. [Brand Portfolio Strategy]. Trad. de Viviane Possamai. Porto Alegre, RS: Bookman, 2007. 342 p. ISBN 9788560031702.
- BRUNNER, Robert; EMERY, Stewart. Gestão estratégica do design: como um ótimo design fará as pessoas amarem sua empresa 2010. [Do you matter? How great design will make people love your company]. São Paulo, SP: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2010. 208 p. ISBN 9788576800842.
- KATO, Ronaldo Morikio. Marketing digital e as novas ferramentas para diferenciação no varejo moderno, ampliando relacionamento e negócio. TENCA, Evandro Cesar. São Paulo: CEUN/EAM, 2017. 26 p.
- LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. [L'esthetisation du monde : vivre a l'àge du capitalisme artiste]. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. 467 p. ISBN 9788535925692.
- YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2011. 783 p. ISBN 9788502121522.