Fundamentos de Design
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Ementa
A importância do design na sociedade contemporânea. Elementos norteadores do Design. Temas emergentes: a sustentabilidade, as ODSs, a economia circular e o design. Metodologias Clássicas do Design. Etapas de desenvolvimento de projeto. Principais autores. Análise comparativa. O design e os materiais. Pesquisa exploratória. Design Thinking: IMERSÃO. Ferramentas: Cartões de Insights (IDEO), Diagrama de Afinidades, Mapa Conceitual, Critérios Norteadores, Personas, Mapa de Empatia, Blue Prints e Jornada do Usuário. Design Thinking: IDEAÇÃO. Organização de informações, registro de ideias. Elaboração de conceitos. Design Thinking: PROTOTIPAÇÃO. Desenvolvimento de modelos rápidos para tangibilizar conceitos, ideias e projeto. Design Thinking: TESTES, VALIDAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO. Análise do produto ou serviço. Processo de Melhoria. Projeto de Produto: desenvolvimento. Detalhamento.
Descrição
A disciplina tem por objetivo formar uma base metodológica para o desenvolvimento de produtos/serviços inovadores.
Responsável
Bibliografia
Básica
- BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249 p. ISBN 9788535238624.
- NITZSCHE, Rique. Afinal, o que é design thinking?. São Paulo, SP: Rosari, 2012. 207 p. ISBN 9788580500189.
- VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013. 161 p. ISBN 9788565424004.
Complementar
- KELLEY, Tom. As 10 faces da inovação. Trad. de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007. 263 p. ISBN 9788535224504.
- KELLEY, Tom; KELLEY, David. Confiança criativa: libere sua criatividade e implemente suas ideias. São Paulo: HSM do Brasil, 2014. 264 p. ISBN 9788567389073.
- KELLEY, Tom; LITTMAN, Jonathan. A arte da inovação: lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. Trad. de Maria Claudia Lopes. São Paulo, SP: Futura, 2001. 341 p. ISBN 8574130532.
- LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: integrating innovation, customer experience, and brand value. New York, NY: Allworth Press, c2010. 285 p. ISBN 9781581156683.
- PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis. Design thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. BODINE, Kerry (Pref.). Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2012. 229 p. ISBN 9788535245677.