INSCREVA-SE

Estudos e Pesquisas Mercadológicas


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG244 2 0 0 40

Ementa

Conceitos de marketing. Introdução à pesquisa de marketing e design para solução de problemas e exploração de oportunidades; Dados primários e dados secundários; Dados, Informação e Conhecimento. Etapas do projeto de pesquisa de marketing e Tipos de pesquisa de marketing: exploratória, quantitativa e qualitativa. Definição do problema de pesquisa de marketing, hipóteses e objetivos. Desenvolvimento do plano de pesquisa, definição da metodologia de pesquisa, universo e amostra e elaboração do formulário de coleta de dados. Estudos de caso de projetos de pesquisa. Pesquisas específicas de marketing: clinica de produto, mercado-teste, auditoria de imagem, análise sensorial. Metodologia de pesquisa qualitativa. Tipos de pesquisas qualitativas. Pesquisa Etnográfica, tipos e aplicações em design. Roteirização. Orientações ao projeto de pesquisa. Apresentação dos resultados da pesquisa, sua análise e aplicação no desenvolvimento de produto.

Descrição

A disciplina tem como objetivo capacitar o aluno a elaborar pesquisas e estudos relativos ao mercado e consumidores, coletando dados e transformando-os em conhecimento para orientar a concepção de design de produtos, serviços, estratégias de marketing e novos modelos de negócioas.

Responsável

Foto Professor

José Carlos Carreira

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • FACCA, Cláudia Alquezar. O designer como pesquisador: uma abordagem metodológica da pesquisa aplicada ao design de produtos. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 190 p. ISBN 9788580390223.
  • KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. [Marketing Management]. Trad. de Mônica Rosenberg; rev. téc. de Dilson Gabriel dos Santos. 12. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p. ISBN 8576050013.
  • MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008. 720 p. ISBN 9788536306506.

Complementar

  • ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009. 138 p. (Pesquisa qualitativa). ISBN 9788536320533.
  • GADE, Christiane. Psicologia do consumidor e da propaganda. ed. rev. e ampl. São Paulo, SP: EPU, 2005. 269 p. ISBN 8512604905.
  • KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008. 339 p. ISBN 9788522437795.
  • MORACE, Francesco, org. CONSUMO autoral: as gerações como empresas criativas. Trad. de Kathia Castilho, Morace, Francesco, org. São Paulo, SP: Estação das Letras e Cores, 2009. 135 p. ISBN 9788560166213.
  • SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2006. 267 p. ISBN 8576050099.