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Edição de Imagens Vetoriais


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Ementa

Introdução à Programação Visual. Introdução ao Projeto de Identidade Visual. Introdução aos softwares vetoriais. Identidade visual corporativa. Desenvolvimento de conceitos visuais. Criação da assinatura da marca. Criação de pontos de contato. Padronização visual da marca. Introdução aos segmentos de produtos. Aplicação em interfaces físicas e visuais. Problematização; objetivos, justificativa, Pesquisa visual, base teórica, referências bibliográficas do projeto, conceito visual e estudos de desenvolvimento. Criação de conceitos, linha visual. Detalhes, usabilidades e dinâmicas. Apresentação dos projetos de programação visual de produto.

Descrição

A disciplina tem por objetivo proporcionar ao aluno a visão analítica, crítica e expressiva da linguagem do design gráfico digital aplicado a produtos, integrando-as à realidade contemporânea no desenvolvimento de trabalhos com o uso de software vetorial.

Responsável

Foto Professor

Vanderlei Marcos do Prado

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Docentes

Foto Professor

Everaldo Pereira

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criador. Trad.de Ivonne Terezinha de Faria; sup Editorial de Vicente di Grado. São Paulo: Thomson Learning, 2006. 503 p. ISBN 8522101485.

Complementar

  • AIREY, David. Design de logotipos que todos amam: um guia para criar identidades visuais. Trad. Orlando Coutinho, Rev. téc. Alvaro Magalhães. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2010. 202 p. ISBN 9788576084754.
  • AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos de design criativo. Trad. de Edosn Furmankiewicz. Porto Alegre, RS: Bookman, 2009. 175 p. ISBN 9788577803545.
  • BERGSTRÖNN, Bo. Fundamentos da comunicação visual. BETTONI, Rogério (Trad.). São Paulo: Rosari, 2009. 240 p. ISBN 9788588343856.
  • BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipo gráfico: versão 3.2. [Trad. de André Stolarski]. 2. ed. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2011. 423 p. ISBN 9788575068567.
  • CLAPIN, Steve; BANKS, Adam. O essencial da ilustração. [Illustration pocket essentials]. São Paulo, SP: SENAC, 2012. 224 p. ISBN 9788539601547.
  • COSTA, Joan. A imagem da marca: um fenômeno social. Trad. Osvaldo Antonio Rosiano. São Paulo, SP: Edições Rosari, 2011. 167 p. (Coleção Fundamentos do Design). ISBN 9788588343696.
  • FARIAS, Priscila. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: 2AB, 2001. 2001 p. ISBN 8586695092.
  • FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2006. 271 p. ISBN 8521203993.
  • FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo, SP: Rosari, 2009. 144 p. (Coleção Fundamentos do Design). ISBN 9788588343436.
  • GOMES FILHO, João. Design do objeto: bases conceituais: design do produto/design gráfico/design de moda/design de ambientes/design conceitual. São Paulo, SP: Escrituras, 2006. 2006 p. ISBN 8575312219.
  • MONO. Identidad corporativa: del brief a la solucion fin. Barcelona: Gustavo Gili, 2007. 160 p. ISBN 9788425220746.
  • O VALOR do design: guia ADG Brasil de prática professional do designer gráfico. 5. ed. São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2010. 224 p. ISBN 9788573599466.
  • SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2011. 208 p. ISBN 9788575036297.
  • VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. 6. ed. Rio de Janeiro , RJ: 2AB, 2007. 111 p. (Série Design). ISBN 9788586695353.
  • WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. [The non-designer's design book]. Trad. de Laura Karin Gillon; rev. de Nelson Barbosa. 3. ed. São Paulo, SP: Callis, 2009. 191 p. ISBN 8574162388.