Edição de Imagens Digitais


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG145 0 2 0 40

Ementa

Conceitos de design gráfico digital. A linguagem visual. Introdução aos softwares de edição de imagens; ferramentas de edição; princípio das camadas; área de trabalho digital. Salvar, exportar e importar arquivos. Edição básica de imagens; ajustes, recortes, seleção e ajustes por camadas. Gestalt, percepção visual e teorias sobre a visualidade e suas aplicações em design gráfico digital. Composição visual digital. Estruturação de layout: orientação e prática para a montagem de pranchas de apresentação de trabalhos. Cor: composição e decomposição; seleção, gerenciamento e escolha de cores; sistemas de cores RGB/CMYK. Psicodinâmica das cores. Definição e alteração de cores. Cores em diferentes padrões. Tipografia. Trabalhando com tipografia digital em softwares de edição de imagens. Princípios de diagramação digital em softwares de edição de imagens. Desenvolvimento de Projeto Gráfico. Renderização de sketches: Escaneamento e tratamento de sketches em software de edição de imagens. Renderização de sketches: acabamentos, filtros e iluminação. Ilustração digital em software de edição de imagens. Pincéis especiais e degradês. Efeitos visuais 3D. Renderização de sketches.

Descrição

A disciplina de Edição de Imagens Digitais busca por meio dos conceitos de design gráfico digital, das ferramentas de edição digital, da estruturação de layout, proporcionar ao aluno a visão analítica, crítica e expressiva da linguagem das artes visuais, integrando-as à realidade contemporânea e desenvolver trabalhos com o uso de editoração de imagens digitais.

Responsável

Foto Professor

Everaldo Pereira

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • ADOBE Photoshop CS4: classroom in a book: guia oficial de treinamento. Adobe Creative Team (Ed.), FURMANKIWICZ, Edon (Trad.). Porto Alegre: Bookman, 2009. 461 p. ISBN 9788577805464.
  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criador. Trad.de Ivonne Terezinha de Faria; sup Editorial de Vicente di Grado. São Paulo: Thomson Learning, 2006. 503 p. ISBN 8522101485.
  • DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. de Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 236 p.

Complementar

  • AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos de design criativo. Trad. de Edosn Furmankiewicz. Porto Alegre, RS: Bookman, 2009. 175 p. ISBN 9788577803545.
  • BENGAL et al. Ilustrações com Photoshop. FIALHO, Camila do Nascimento (Trad.). Porto Alegre: Bookman, 2007. 80 p. ISBN 9788560031542.
  • CONCI, Aura; AZEVEDO, Eduardo; LETA, Fabiana. Computação gráfica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. v. 2. 407 p. ISBN 9788535223293.
  • FARIAS, Priscila. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: 2AB, 2001. 2001 p. ISBN 8586695092.
  • FIELL, Charlotte; FIELL, Peter. Graphic design for the 21 st century. Hong Kong: Taschen, 2005. 191 p. (Icons). ISBN 9783822838778.
  • KELBY, Scott. Adobe Photoshop CS4 para fotógrafos digitais. FIGUEIREDO, Sandra (Trad.), FURMANKIEWICZ, Edson (Trad.). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 462 p. ISBN 9788576053743.
  • LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. [Titulo Original: Thinking with type a critical guide for designers, writers, editors & students]. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2006. 184 p. ISBN 9788575035535.
  • MEGGS, Philip B; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. [Trad. da 4. ed. norte-americana]. Trad. de Cid Knipel. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2009. 717 p. ISBN 9788575037751.
  • MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 350 p. ISBN 8533606354.
  • WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. [The non-designer's design book]. Trad. de Laura Karin Gillon; rev. de Nelson Barbosa. 2. ed. São Paulo, SP: Callis, 2006. 191 p. ISBN 8574162388.