Design Studio


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG346 2 2 0 80

Ementa

Desenvolvimento de um projeto de produto/serviço/sistema. Definição do Briefing. Inteligência - Pesquisa e conceituação do projeto. Criação e geração de ideias. Definição da proposta de projeto. Detalhamento do projeto. Apresentação final.

Descrição

A disciplina desenvolve de maneira prática e aplicada projetos de produtos/serviços/sistemas baseados em problemas reais apresentados por uma empresa parceira. Esta disciplina trabalha com: pesquisa, desenhos e ilustrações, cores e acabamentos, modelagem 3D, prototipação física e digital e apresentações digitais.

Responsável

Foto Professor

Claudia Alquezar Facca

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Trad. de Itiro Iida. 3. ed. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 342 p. ISBN 9788521206149.
  • HEUFLER, Gerhard. Design basics: from ideas to products. River, NJ: FTPress, c2009. 191 p. ISBN 3721205316.
  • VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013. 161 p. ISBN 9788565424004.

Complementar

  • ASENSIO, Óscar. Productdesign. Barcelona: Reditar Libros, c2007. 111 p. (World Wide Design). ISBN 8496449386.
  • LIDWELL, William; HOLDEN, Kritina; BUTLER, Jill. Universal principles of design: 100 ways to enhance usability, influence perception, increase appeal, make better design decisions and teach through design. Beverly, Mass: Rockport, c2003. 224 p. ISBN 9781592530076.
  • LIDWELL, William; MANACSA, Gerry. Deconstructing product design: exploring the form, function, usability, sustainability, and commercial success of 100 amazing products. Beverly, Mass: Rockport, c2009. 240 p. ISBN 9781592533459.
  • PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto design. Trad. de Itiro Iida; rev. téc. Whang Pontes Teixeira. São Paulo, SP: Blücher, 2008. 183 p. ISBN 9788521204381.
  • ULRICH, Karl T; EPPINGER, Steven D. Product design and development. 5. ed. New York: Irwin/McGraw-Hill, 2012. 415 p. ISBN 9780073404776.