Design Studio
Codigo |
Carga Horária |
T |
E |
L/P |
CHT |
DSG346 |
2 |
2 |
0 |
80 |
Ementa
Desenvolvimento de um projeto de produto/serviço/sistema. Metodologia Double Diamond. Fase 1 - Descobrir. Fase 2 - Definir. Fase 3 - Desenvolver. Fase 4 - Entregar. Apresentação final.
Descrição
A disciplina desenvolve de maneira prática e aplicada projetos de produtos/serviços/sistemas baseados em problemas reais apresentados por uma empresa parceira.
Esta disciplina trabalha com: pesquisa, desenhos e ilustrações, cores e acabamentos, modelagem 3D, prototipação física e digital e apresentações digitais.
Responsável
Bibliografia
Básica
- BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Trad. de Itiro Iida. 3. ed. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 342 p. ISBN 9788521206149.
- HEUFLER, Gerhard. Design basics: from ideas to products. River, NJ: FTPress, c2009. 191 p. ISBN 3721205316.
- VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013. 161 p. ISBN 9788565424004.
Complementar
- ASENSIO, Óscar. Productdesign. Barcelona: Reditar Libros, c2007. 111 p. (World Wide Design). ISBN 8496449386.
- LIDWELL, William; HOLDEN, Kritina; BUTLER, Jill. Universal principles of design: 100 ways to enhance usability, influence perception, increase appeal, make better design decisions and teach through design. Beverly, Mass: Rockport, c2003. 224 p. ISBN 9781592530076.
- LIDWELL, William; MANACSA, Gerry. Deconstructing product design: exploring the form, function, usability, sustainability, and commercial success of 100 amazing products. Beverly, Mass: Rockport, c2009. 240 p. ISBN 9781592533459.
- PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto design. Trad. de Itiro Iida; rev. téc. Whang Pontes Teixeira. São Paulo, SP: Blücher, 2008. 183 p. ISBN 9788521204381.
- ULRICH, Karl T; EPPINGER, Steven D. Product design and development. 5. ed. New York: Irwin/McGraw-Hill, 2012. 415 p. ISBN 9780073404776.