Design Sistêmico


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG342 2 2 0 80

Ementa

Design e inovação. Pensamento do Design. Pensamento holístico. Pensamento sistêmico. Sistemas complexos. ESG - Environmental, Social and Corporate Governance. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Design e sustentabilidade. Sustentabilidade ambiental. Sustentabilidade Social. Sustentabilidade econômica. Design e inovação social. Design e território. Design de serviços. Economia Circular. Design sistêmico. Metodologia de projeto baseada no design sistêmico. Design sistêmico aplicado ao negócio. Produtos, serviços e marcas sustentáveis. O pensar sistêmico e o design do futuro.

Descrição

A partir do entendimento sobre o pensamento sistêmico, desenvolver o design de produtos, marcas, serviços ou negócios inovadores aplicando a metodologia baseada no design sistêmico.

Responsável

Foto Professor

Claudia Alquezar Facca

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249 p. ISBN 9788535238624.
  • KAZAZIAN, Thierry, (Org.). HAVERÁ a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. Trad. de Eric Roland Rene Heneault. 2. ed. São Paulo, SP: SENAC, 2009. 194 p. ISBN 9788573598032.
  • MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro , RJ: E-papers, 2008. 103 p. (Cadernos do Grupo de Altos Estudos, v. 1). ISBN 9788576501701.
  • PAPANEK, Victor. Design for the real world: human ecology and social change. 2. ed. London: Thomas & Hudson, 2006. 394 p. ISBN 9780500273586.
  • VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. 268 p. ISBN 85-308-0681-6.
  • VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013. 161 p. ISBN 9788565424004.

Complementar

  • <p>CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 262 p. ISBN 9788540500983.</p>
  • <p>JÉGOU, François; MANZINI, Ezio. Collaborative services: social innovation and design for sustainability. Milano: Edizioni Poli. Design, c2008. 203 p. ISBN 9788895651033.</p>
  • <p>MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Trad. de Astrid de Carvalho. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 366 p. ISBN 9788531407314.</p>
  • <p>McDONOUGH, William; BRAUNGART, Michael. Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente. São Paulo: G. Gili, c2014. 192 p. ISBN 9788565985192.</p>
  • <p>PAPANEK, Victor. The green imperative: ecology and ethics in design and architecture. London: Thames &amp; Hudson, 2003. 256 p. ISBN 0500278466.</p>
  • <p>PLATCHECK, Elizabeth Regina. Design industrial: ecodesign industrial : metodologia de ecodesign para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo, SP: Atlas, 2012. 127 p. ISBN 9788522472291.</p>
  • <p>REIS, Dalcacio; WIEDEMANN, Julius (Ed.). Product design in the sustainable era. Köln: Taschen, c2010. 439 p. ISBN 9783836520935.</p>
  • KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo, SP: Studio Nobel, 2009. 126 p. ISBN 9788521314967.
  • STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Books, 2007. 160 p. ISBN 8588482010.
  • THACKARA, John. In the bubble: designing in a complex world. Cambridge: Massachussetts, MIT, 2006. 321 p. ISBN 9780262701150.