Design Gráfico


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG340 0 2 0 40

Ementa

Introdução ao projeto de Design Gráfico aplicado a produto. Revisão das técnicas digitais em softwares gráficos. Seminários sobre tendências do design gráfico contemporâneo. Criação de projetos de design gráfico contemporâneos aplicados a produtos. Aplicação prática em softwares de edição de imagens. Branding e conceito visual. Desenvolvimento de projetos de infografia: pesquisa visual, conceito visual e linha criativa, composição, cores e tipografia, apresentação física e virtual. Aplicação em pranchas de apresentação: problematização, objetivos, justificativa. Pesquisa visual, base teórica, referências bibliográficas do projeto, leitura crítica. Conceito visual e estudos de desenvolvimento e definição de linha visual. Desenvolvimento gráfico de usabilidades e dinâmicas. Desenvolvimento de pranchas de apresentação de projeto de produto. Apresentação dos projetos de programação visual de produto.

Descrição

Desenvolvimento de projetos gráficos orientados por meio de técnicas de pesquisa, representação bidimensional e tridimensional, exercícios de criatividade aplicados ao Design de Produtos.

Responsável

Foto Professor

Everaldo Pereira

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • AIREY, David. Design de logotipos que todos amam: um guia para criar identidades visuais. Trad. Orlando Coutinho, Rev. téc. Alvaro Magalhães. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2010. 202 p. ISBN 9788576084754.
  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criador. Trad.de Ivonne Terezinha de Faria; sup Editorial de Vicente di Grado. São Paulo: Thomson Learning, 2006. 503 p. ISBN 8522101485.
  • DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. de Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 236 p.

Complementar

  • ABELLÁN, Miguel; MINGUET, Josep Maria (Ed.). Pack! Pack!. Translation Babyl Traducciones. Barcelona: Instituto Monsa de Ediciones, 2010. 207 p. ISBN 9788496823150.
  • AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos de design criativo. Trad. de Edosn Furmankiewicz. Porto Alegre, RS: Bookman, 2009. 175 p. ISBN 9788577803545.
  • BERGSTRÖNN, Bo. Fundamentos da comunicação visual. Trad. de Rogério Bettoni. São Paulo, SP: Rosari, 2009. 240 p. ISBN 9788588343856.
  • FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2006. 271 p. ISBN 8521203993.
  • FIELL, Charlotte; FIELL, Peter. Graphic design for the 21 st century. Hong Kong: Taschen, 2005. 191 p. (Icons). ISBN 9783822838778.
  • GARROFÉ, Josep Mª. Antique packaging. Corte Madera, CA: Gingko, c2008. 391 p. ISBN 9781584233183.
  • GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 7 ed. São Paulo: Escrituras, 2006. 127 p.
  • KOZAK, Gisela; WIEDEMANN, Julius. Package design now!. Hong Kong: Taschen, c2008. 414 p. ISBN 9783822840313.
  • MARTIN, Bella; HANINGTON, Bruce. Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly, MA: Rockport Publishers, c2012. 207 p. ISBN 9781592537563.
  • MEGGS, Philip B; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. [Trad. da 4. ed. norte-americana]. Trad. de Cid Knipel. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2009. 717 p. ISBN 9788575037751.
  • MELO, Francisco Inácio Homem de. Os desafios do designer & outros textos sobre design gráfico. São Paulo, SP: Edições Rosari, 2003. 97 p. (Coleção Textos Design). ISBN 8588343142.
  • PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Senac Nacional, 2009. 256 p. ISBN 9788574582672.
  • WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. [The non-designer's design book]. Trad. de Laura Karin Gillon; rev. de Nelson Barbosa. 3. ed. São Paulo, SP: Callis, 2009. 191 p. ISBN 8574162388.