INSCREVA-SE

Design Emocional


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG235 2 2 0 80

Ementa

A importância do design na sociedade contemporânea. Fundamentos do Design Emocional: elementos de análise. O Design Emocional. A importância dos conceitos propostos por Donald Norman para as empresas do futuro. Nível visceral: elementos instintivos de ordenação e o conceito de impacto sensorial. Nível comportamental: fundamentos da análise de uso, da tarefa, da fluidez e "usability". Nível reflexivo: análise e julgamento do objeto. análise de experiência de associação sobre como o usuário utiliza os sentido no uso de um produto. Criação: Análise do produto utilizando ferramentas do Design Emocional. Design Thinking e TBL. As fases de desenvolvimento e sua escala de complexidade no ED. Prototipação. Design Thinking/Emotional. Estudo de complexidade, materiais, tecnologias e detalhamento. Desenvolvimento do Projeto. Processo de validação. Fabricação Digital. Implementação do Modelo, Desenho Técnico, Ilustração Digital, Prancha Conceitual e Memorial Descritivo.

Descrição

A disciplina tem por objetivo aplicar os conceitos de Design Emocional. Por meio da verificação das experiência do usuário, Donald Norman propõe sistemas para investigar e observar os níveis de interação.

Responsável

Foto Professor

Agda Regina de Carvalho

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BONSIEPE, Gui. Design: como prática de projeto. São Paulo, SP: Blucher, 2012. 214 p. ISBN 9788521206767.
  • NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2008. 278 p. ISBN 9788532523327.
  • NORMAN, Donald A. O design do futuro. Trad. de Talita Rodrigues. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2010. 191 p. ISBN 9788532525482.

Complementar

  • BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Trad. de Itiro Iida. 3. ed. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 342 p. ISBN 9788521206149.
  • BRAMSTON, David. De la idea al producto. Barcelona: Parramón Arquitectura y Diseño, 2010. 176 p. (Bases del Diseño de Producto, 1). ISBN 9788434236684.
  • CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 262 p. ISBN 9788540500983.
  • NORMAN, Donald A. O design do dia-a-dia. [Trad. de Ana Deiró]. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2006. 271 p. (Hiperestudos). ISBN 8532520839.
  • STRAUB, Ericson; CASTILHO, Marcelo. Conexões: como designers conectam experiência, intuição e processo em seus projetos. Trad. Centro Cultural da Espanha, Nova Ação Documentação Técnica; Pref. Francisco Inácio Homem de Melo. Curitiba, PR: Infolio, 2010. 128 p. (Design Collection). ISBN 9788598450117.