Design e Sociedade
Codigo |
Carga Horária |
T |
E |
L/P |
CHT |
DSG239 |
2 |
0 |
0 |
40 |
Ementa
O design no Brasil: o local e o global. Interdisciplinaridade - Design e artesanato A Academia de Belas Artes - Rio de Janeiro. A influência europeia. Design no Brasil: pioneiros. O design no pós guerra e a nova organização mundial. Design Pop. O plástico e a linguagem visual vibrante. Design Múltiplo. Décadas de 80 e 90. O movimento pós moderno e as novas teorias conceituais. No Brasil: Multiculturalismo. Design Responsável. Século XXI. Os movimentos ambientais. Design e a preocupação ambiental. Design e inovação. Design e tecnologia. O Design no Século XXI desdobramentos futuros.
Descrição
Estudo da história do design no pós guerra. Apresentação das transformações da forma e da função do design nos diferentes contextos no decorrer do século XX e XXI, além das teorias e métodos que acompanham a configuração dos produtos industriais.
Responsável
Bibliografia
Básica
- BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2011. 270 p. ISBN 9788521205326.
- CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 262 p. ISBN 9788540500983.
- SCHNEIDER, Beat. Design - uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. [Design - Eine Einführung: Etwurf im sozialen, kulturellen und Wirtschaftlichen kontext]. Trad. de Sonali Bertuol e George Bernard Sperber. São Paulo, SP: Editora Blücher, 2010. 299 p. ISBN 9788521205098.
Complementar
- CARDOSO, Rafael, org. O DESIGN brasileiro: antes do design 1870-1960. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2005. 358 p. ISBN 8575034286.
- DE MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo, SP: Blucher, 2010. 228 p. ISBN 9788521205166.
- FIELL, Charlotte; FIELL, Peter. Design do século XX. Köln: Taschen, 2001. 191 p. ISBN 3822855464.
- FIELL, Charlotte; FIELL, Peter. Designing the 21 st century. Köln: Taschen, 2005. 349 p. ISBN 3822848034.
- FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. [Objects of desire - design and society since 1750]. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2007. 352 p. ISBN 9788575035368.
- KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo, SP: Studio Nobel, 2009. 126 p. ISBN 9788521314967.
- MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro , RJ: E-papers, 2008. 103 p. (Cadernos do Grupo de Altos Estudos, v. 1). ISBN 9788576501701.
- MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Trad. de Astrid de Carvalho. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 366 p. ISBN 9788531407314.