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Design e Conhecimento


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Ementa

Introdução as Ciências Humanas - o conhecimento. O método científico. O homem como ser social: modos de produção. O homem e o espaço: modos de viver. Objetos e a antropologia cultural. Arte, Cultura e técnica: modos de uso. Objetos e a questão cultural: modos de uso e produção. Introdução aos conceitos de design. Sociedade de consumo e o design. O consumo e seus desdobramentos ambientais. As Ciências Humanas e as Relações Étnico Raciais.

Descrição

Fundamentos da Sociologia, Filosofia e Antropologia Cultural; discussão teórica sobre diferentes concepções sociológicas, filosóficas e éticas; a argumentação - capacidade de análise, de interpretação, e de crítica; Ética na sociedade e no ambiente profissional; o senso de responsabilidade e a atitude crítica autônoma diante da realidade; comunidade, cultura, etnocentrismo; a pesquisa de campo e a etnografia como método de fazer teoria em Antropologia; Evolucionismo; momento histórico e circunstâncias intelectuais; enfoque sociológico e antropológico de temas contemporâneos do design; problemas éticos contemporâneos: relações étnico-raciais, inserção social, bioética, biotecnologia e meio-ambient

Responsável

Foto Professor

Agda Regina de Carvalho

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BOAS, Franz. Antropologia cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. 109 p. ISBN 978871107601.
  • BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2011. 270 p. ISBN 9788521205326.
  • LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. CHAUVEL, Marie-Agnès (Trad.), QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de (Pref.). São Paulo, SP: Brasiliense, 2012. 205 p. ISBN 9788511070309.
  • LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 22. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 117 p. (Antropologia Social). ISBN 9788571104389.
  • TOMAZI, Nelson Dacio (Coord.) et al. Iniciação à sociologia. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atual, 2013. 264 p. ISBN 9788535700350.

Complementar

  • BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquida. Trad. de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2001. 258 p. ISBN 9788571105980.
  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Trad. de Roneide Venancio Majer. 4. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2000. 617 p. (A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura). ISBN 85-219-0329-4.
  • CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 22. ed. Petrópolis: Vozes, [2014]. 316 p. ISBN 9788532611482.
  • DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo, SP: Pearson/Prentice Hall, 2005. 338 p. ISBN 8587918982.
  • FLUSSER, Vilém; CARDOSO, Rafael (Org.). O MUNDO codificado por uma filosofia do design e da comunicação. Trad. de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo, SP: Cosac Naity, 2008. 222 p. ISBN 9788575035931.
  • JULIER, Guy. La cultura del diseño. Barcelona: Gustavo Gili, 2010. 278 p. ISBN 9788425222290.
  • RODRIGUES, Jose Albertin, org. Emile Durkheim: sociologia. 9. ed. São Paulo, SP: Ática, 1999. 208 p. (Coleção Grandes Cientistas Sociais). ISBN 8508027672.