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Animação de Rendering Digital


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
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Ementa

Introdução à animação e apresentação dos softwares. Pré-produção (I) Storyline, sinopse e argumento, a importância e indicação dos métodos de desenvolvimento para cada um. Pré-produção (II) Criação de roteiro e concepção estética da animação. Pré-produção (III) Storyboard e estudos de movimentos, início da materialização do projeto. Produção (I) Estudo do tempo de cada quadro (do Storyboard) e previsão do tempo total da animação. Produção (II) Desenvolvimento dos personagens nas diferentes técnicas disponíveis (Stop motion, desenho tradicional ou modelagem 3D) e interpretação de vozes. Produção (III) Desenvolvimento independente de cenários e ações para compilação posterior. Produção (IV) Gravação e edição de vozes e sons e digitalização e tratamento de desenhos e ilustrações (caso haja necessidade). Produção (V) Introdução geral aos métodos de animação e os conceitos de decupagem das vozes. Produção (VI) Ponderação geral sobre a compilação dos elementos visuais e sonoros. Pós-produção (I) Etapas de composição, correções (planos, transições, efeitos e cores) e pré-edição. Pós-produção (II) Formas de finalização e mixagem e edição final.

Descrição

A animação é uma importante ferramenta de comunicação, seja para a comunicação de enredos dramáticos ou publicitários. Esta disciplina propõe dar ao aluno a oportunidade de envolver-se com todas as etapas do desenvolvimento de uma animação.

Responsável

Foto Professor

Henrique Sobral

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • MULLEN, Tony. Introducing character animation with blender. 2. ed. Hoboken, N. J: Wiley Publishing, c2011. 451 p. ISBN 9780470427378.
  • VASCONCELOS, Virgilio. Blender 2.5 character animation cookbook: 50 great recipes for giving soul to your characters by building high-quality rigs and understanding the principles of movement. Birmingham: Packat Publishing, c2011. 289 p. ISBN 9781849513203.
  • WILLIAMSON, Jonathan. Character development in blender 2.5. Boston, MA: Cengage Learning, c2012. 473 p. ISBN 139781435456259.

Complementar

  • ANDALÓ, Flávio. Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. 1. ed. São Paulo: Érica, c2015. 135 p. ISBN 9788536512051.
  • CHANG, Kuang-Hua. Motion simulation and mechanism design: with SolidWorks motion 2009. Mission, KS: SDC, 2010. 00 p. ISBN 978158503953.
  • MENACHE, Alberto. Understanding motion capture for computer animation and video games. San Diego, CA: Morgan Kaufmann, 2000. 238 p. ISBN 0124906303.
  • OSIPA, Jason. Stop staring: facial modeling and animation done right. 3. ed. Hoboken, N. J: Wiley Publishing, c2010. 396 p. ISBN 9780470609903.
  • PLANT, Darrel. Flash 3! Creative Web animation. Berkeley: Macromedia, 1998. 340 p. ISBN 0201353687.
  • VILLAR, Oliver. Learning Blender: a hands-on guide to creating 3D animated characters. 2. ed. Boston, MA: Addison-Wesley, c2017. 336 p. ISBN 9780134663463.