INSCREVA-SE

Simulação Empresarial-Jogos de Empresa


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ADM720 4 0 0 80

Ementa

Planos: metodologia e elaboração, variáveis significativas e avaliação. Modelagem: potencialidade e limitações. Jogos de empresas. Modelagem do funcionamento das empresas. Metodologia da gestão programada. Simulação de situações administrativas concretas: objetivos, estratégias e políticas, quantificação das informações e das decisões; jogos baseados na competição das empresas; Utilização de aplicativos informáticos para a simulação

Descrição

Quando lidamos com um problema complexo, é comum dividi-lo em partes para transformarmos cada parte em um problema menor e de mais fácil tratamento. Assim, para lidarmos com a questão complexa da Gestão de uma organização, o programa de Graduação foi estruturado em disciplinas que tratam as questões funcionais separadamente, como se as decisões tomadas em uma área funcional não tivessem reflexos sobre as demais áreas. Apesar da grande vantagem que nos propicia este método, muito utilizado na solução de problemas complexos, o mesmo apresenta limitações que devem ser neutralizadas. Os problemas nas Organizações perpassam todas as áreas funcionais, mas foram tratados de maneira estática e independente (Conhecimentos), o que representa uma grande simplificação na dinâmica empresarial e não propicia uma prática gerencial integrada (Habilidades e Atitudes). Desta maneira a disciplina visa englobar os conhecimentos adquiridos durante o curso de Administração e aplicá-los de forma racional em organizações simuladas.

Responsável

Foto Professor

Afonso Carlos Braga

Mais Informações

Bibliografia

Complementar

  • <p>HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Trad. de Outras Palavras. 26. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus/ Elsevier, 2005. 373 p.</p>
  • <p>PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Trad. de Elizabeth Maria de Pinho Braga, rev. téc. Jorge A. Garcia Gomez. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986. 362 p.</p>
  • CARNEIRO, Murilo; MATIAS, Alberto Borges. Orçamento empresarial: teoria, prática e novas técnicas. São Paulo, SP: Atlas, 2011. 114 p.
  • KOTLER, Philip, KELLER K. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2006.
  • ROBBINS, Stephen P., Timothy A. JUDGE e Filipe SOBRAL. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.