INSCREVA-SE

Projetos de Investimentos e Empreendedorismo


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ADM611 4 0 0 80

Ementa

Empreendedorismo. Concepção, planejamento e gestão de empresas. Plano de Negócio. Intra-empreendedorismo. Como perceber o espírito empreendedor para constituir empresas e dentro das empresas, em diversos setores de mercado como bens de consumo, bens duráveis, serviços, varejo e mercado industrial. Instrumentalizar os alunos para pensar um novo negócio desde a concepção da idéia, passando pelo lado estratégico/ tático até os principais pontos para avaliar a viabilidade do negócio (análise financeira).

Descrição

Oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver um plano de negócio de um novo empreendimento e assim exercitar os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas num caso prático e motivante. As aulas terão um caráter prático no sentido de que passo a passo será concebida uma idéia, uma visão de negócio e elaborado um Plano de Negócio. Avaliação através de trabalho em grupo e da aplicação prática em sala de aula dos conhecimentos da disciplina e do curso para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras. Essa disciplina é uma forma de fomentar idéias de novas empresas baseadas em novos conhecimentos e eventualmente dar impulso para aqueles que tiverem interesse em, um dia, tornarem-se empreendedores.

Responsável

Foto Professor

Marcos Aurelio Martão

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2001. 299 p.
  • OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Willey, c2010. 280 p. ISBN 9780470876411.

Complementar

  • BOM ANGELO, Eduardo. Empreendedor corporativo: a nova postura de quem faz a diferença. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2003. 250 p.
  • BRITTO, Francisco; WEVER, Luiz. Empreendedores brasileiros II: a experiência e as lições de quem faz acontecer. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2004. 169 p.
  • DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999. 275p.
  • HISRICH, Robert D; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. Trad. de Lene Belon Ribeiro. 5. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004. 592 p.
  • KOTLER, P. e ARMSTRONG, G.; Princípios de Marketing. São Paulo, Editora: Prentice Hall, 1° Edição, 2007