INSCREVA-SE

Planejamento Estratégico e Sustentabilidade


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ADM830 4 0 0 80

Ementa

Conceitos; evolução do conceito; a função do planejamento na empresa; sustentabilidade.Visão sistêmica e significado do processo estratégico empresarial.O processo de planejamento.Definição do negócio, definição expandida do negócio; RBV.A cultura organizacional e o P.E.Cenários; desenvolvimento sustentável.Conceitos: visão, missão, política; objetivo, meta, estratégia, tática.Escolas de pensamento estratégico.Mudanças, transformações e inovações nas empresas. O alinhamento estratégico. O comportamento organizacional, a estrutura e o planejamento estratégico. Desenvolvimento do processo de planejamento; sustentabilidade e competitividade.Comunicações relativas ao planejamento e sua difusão; Governança corporativa.A ação estratégica e o comprometimento com a sustentabilidade.Monitoramento dos resultados, indicadores, mudanças de rumo, portfólio de estratégias.

Descrição

O planejamento Estratégico, Balanced Scorecard e o orçamento empresarial são ferramentas amplamente utilizadas para preparar as empresas para os desafios globais. São fundamentais para uma abordagem gerencial holística que visa entender as empresas em um contexto integrado. O desenvolvimento de um planejamento estratégico, equilibrado (eficiente/eficaz) e factível é determinante para o sucesso da organização em longo prazo e requer do administrador a devida habilidade de entender e direcionar os recursos para a concentração dos esforços para a conquista da visão. Assim , ao término do estudo da disciplina, o estudante terá desenvolvido os aspectos técnicos e comportamentais que contribuirão para um melhor entendimento do funcionamento de cada nível estratégico da organização, bem como a importância de planejar e monitorar como a empresa avança para o futuro desejado.

Responsável

Foto Professor

Afonso Carlos Braga

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • CERTO, Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 3. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2010. 321 p.
  • KAPLAN, Robert S. A estratégia em ação: balanced scorecard. Trad. de Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1997. 344 p. (Harvard Business School Press).

Complementar

  • MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. BRANDÃO, Ailton Bomfim (Trad.). 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014. 334 p.
  • OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Estratégia empresarial & vantagem competitiva: como estabelecer, implementar e avaliar. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 483 p.
  • OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Willey, c2010. 280 p.
  • THOMPSON Jr, Arthur A.; STRICKLAND III, A. J.; GAMBLE, John E. Administração estratégica. Trad. de Roberto Galman, Katia Aparecida Roque; rev. téc. de Charles Kirschbaum; Tatiana Iwai. 15. ed. São Paulo, SP: McGraw-Hill, 2008