Codigo | Carga Horária | |||
---|---|---|---|---|
T | E | L/P | CHT | |
ADM830 | 4 | 0 | 0 | 80 |
Conceitos; evolução do conceito; a função do planejamento na empresa; sustentabilidade.Visão sistêmica e significado do processo estratégico empresarial.O processo de planejamento.Definição do negócio, definição expandida do negócio; RBV.A cultura organizacional e o P.E.Cenários; desenvolvimento sustentável.Conceitos: visão, missão, política; objetivo, meta, estratégia, tática.Escolas de pensamento estratégico.Mudanças, transformações e inovações nas empresas. O alinhamento estratégico. O comportamento organizacional, a estrutura e o planejamento estratégico. Desenvolvimento do processo de planejamento; sustentabilidade e competitividade.Comunicações relativas ao planejamento e sua difusão; Governança corporativa.A ação estratégica e o comprometimento com a sustentabilidade.Monitoramento dos resultados, indicadores, mudanças de rumo, portfólio de estratégias.
O planejamento Estratégico, Balanced Scorecard e o orçamento empresarial são ferramentas amplamente utilizadas para preparar as empresas para os desafios globais. São fundamentais para uma abordagem gerencial holística que visa entender as empresas em um contexto integrado. O desenvolvimento de um planejamento estratégico, equilibrado (eficiente/eficaz) e factível é determinante para o sucesso da organização em longo prazo e requer do administrador a devida habilidade de entender e direcionar os recursos para a concentração dos esforços para a conquista da visão. Assim , ao término do estudo da disciplina, o estudante terá desenvolvido os aspectos técnicos e comportamentais que contribuirão para um melhor entendimento do funcionamento de cada nível estratégico da organização, bem como a importância de planejar e monitorar como a empresa avança para o futuro desejado.
Afonso Carlos Braga Mais Informações |
Básica
Complementar