INSCREVA-SE

Marketing


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
TAD112 2 0 0 40

Ementa

Introdução ao Marketing: conceitos, escopo e importância; Evolução das orientações das empresas ao Marketing; Ambientes de Marketing; Análise PESTAL; Análise do Setor; Comportamento do Consumidor; Análises SWOT e TOWS.

Descrição

Um dos principais desafios de empresas e gestores é entender o ambiente em que atuam com maior profundidade. Reconhecer oportunidades e ameaças e adaptar as ofertas das empresas às realidades do mercado são fundamentais para seu sucesso. Nessa disciplina será possível conhecer e entender conceitos clássicos fundamentais de marketing e relacioná-los com o momento atual.

Responsável

Foto Professor

Reynaldo Dannecker Cunha

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. CAIRO, Sabrina (Trad.), SANTOS, Dilson Gabriel dos (Rev.). 15. ed. São Paulo: Pearson, c2015. 780 p. ISBN 9788543004471.
  • KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. YAMAMOTO, Sônia Midori (Trad.), CRESCITELLI, Edson (Revisor), BARRETO, Iná Futino (Revisor), IKEDA, Ana Akemi (Coord.). 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.