Marketing


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ADM531 4 0 0 80

Ementa

Estratégia SAP (segmentação-alvo-posicionamento); Conceitos fundamentais e de gestão do composto mercadológico (produto, preço, comunicação e distribuição).

Descrição

Uma das atividades centrais de um profissional de marketing reside nas escolhas de estratégias de segmentação, alvo e posicionamento de suas ofertas de valor. Para tanto, o ponto de partida é entender profundamente seu marketing mix e adequá-lo ao mercado desejado.

Responsável

Foto Professor

Reynaldo Dannecker Cunha

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • CAMPOMAR, Marcos Cortez; IKEDA, Ana Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2012. 206 p.
  • KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing, 15a. São Paulo: Pearson, 2018.
  • KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. AMAGAMI, Cristina (Trad.), SANTOS, Dilson Gabriel dos (Rev.). 12 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2011. 600 p.

Complementar

  • CALDER, Bobby J.; TYBOUT, Alice M. (org.) Marketing. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013
  • HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1995. 377 p.
  • HOOLEY, Graham J; SAUNDERS, John. Posicionamento competitivo. Trad. de Luiz Liske, rév. téc. de Arão Sapiro. São Paulo: Makron Books, 1996. 367 p.
  • KOTLER, P.: KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. São Paulo: Sextante, 2017.
  • LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. Yamamoto, Midori (Trad.). 7. ed.. São Paulo: Pearson, 2014. 530 p.