Marketing
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Introdução ao Marketing: conceitos, escopo e importância; Evolução das orientações das empresas ao Marketing; Ambientes de Marketing; Análise PESTAL; Análise do Setor; Comportamento do Consumidor; Análises SWOT e TOWS.
Descrição
Um dos principais desafios de empresas e gestores é entender o ambiente em que atuam com maior profundidade. Reconhecer oportunidades e ameaças e adaptar as ofertas das empresas às realidades do mercado são fundamentais para seu sucesso. Nessa disciplina será possível conhecer e entender conceitos clássicos fundamentais de marketing e relacioná-los com o momento atual.
Responsável
Bibliografia
Básica
- KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. CAIRO, Sabrina (Trad.), SANTOS, Dilson Gabriel dos (Rev.). 15. ed. São Paulo: Pearson, c2015. 780 p. ISBN 9788543004471.
- KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. YAMAMOTO, Sônia Midori (Trad.), CRESCITELLI, Edson (Revisor), BARRETO, Iná Futino (Revisor), IKEDA, Ana Akemi (Coord.). 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
- PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Fundamentos de marketing: suporte às estratégias de negócios das empresas. São Paulo: Atlas, 2011. 368 p. ISBN 9788522464357.
Complementar
- KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, c2017. 595 p. ISBN 9788543105338.
- LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. Yamamoto, Midori (Trad.). 7. ed. São Paulo: Pearson, 2014. 530 p. ISBN 9788576058885.
- MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. ed. comp. São Paulo, SP: Atlas, 1996. 270 p. ISBN 85-224-1453-X.
- McDONALD, Malcolm; WILSON, Hugh. Planos de marketing: planejamento e gestão estratégica. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, c2013. 427 p. ISBN 9788535256352.
- PORTER, Michael E. Estratégia competitiva. Trad. De Braga, ver. téc. de Jorge A. Garcia Gomez. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2004. 409 p. ISBN 8535215263.