INSCREVA-SE

Marketing Internacional


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
MIN1005 2 0 0 40

Ementa

Marketing global. Produtos e serviços internacionais. Oferta internacional de produtos e serviços. Gestão do marketing mix global. Estratégias de Padronização versus Adaptação (globalização versus glocalização).

Descrição

Um profissional alinhado às oportunidades globais deve ser capaz de entender e gerir não apenas as variáveis mercadológicos no seu país de origem, mas reconhecer os desafios para atuar em nível mundial. Essa disciplina propicia as reflexões e conhecimentos necessários para preparar um gestor global.

Responsável

Foto Professor

Reynaldo Dannecker Cunha

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, Gary; RIESENBERGER, John R. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. YAMAMOTO, Sonia Midori (Trad.), PIAMONTE, Leonardo (Trad.). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 510 p. ISBN 9788576053798.
  • CZINKOTA, Michael R; RONKAINEN, IlkKa A; DONATH, Bob. Mastering global markets: strategies for today's trade globalist. Mason: Thomson Learning, 2004. 370 p. ISBN 0538726652.
  • KEEGAN, Warren J; GREEN, Mark C. Marketing global. CASTORINO, Giuliana (Trad.), CUNHA, Potira (Trad.). São Paulo: Saraiva, 2013. 516 p. ISBN 9788502194717.

Complementar

  • HOOLEY, Graham J; SAUNDERS, John A; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Trad. de Arão Sapiro. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001. 423 p. ISBN 8587918524.
  • KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan. Global marketing management. 3. ed. Hoboken: John Wiley, 2004. 694 p. ISBN 0471451878.
  • KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, c2017. 595 p. ISBN 9788543105338.
  • KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. YAMAMOTO, Sônia Midori (Trad.), CRESCITELLI, Edson (Revisor), BARRETO, Iná Futino (Revisor), IKEDA, Ana Akemi (Coord.). 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003.
  • PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 1990. 897 p. ISBN 9788570017581.