Marketing Avançado


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ADM533 4 0 0 80

Ementa

O ambiente e o sistema de marketing; Tratamentos para o estudo da mercadologia e sua variáveis; Variáveis significativas para o marketing e para a marca; Identificação e análise; Sistemas de informações de marketing; Pesquisa em marketing; Comportamento do consumidor; Segmentação; Posicionamento; Comunicações em marketing; Relacionamento em Marketing/CRM; Produtos e serviços; Estudos de marca; Vendas, promoções e merchandising; Administração e planejamento das atividades de marketing e de marca; Conceitos de marca;Gestão da marca;Importância da marca; Significados; Valor da marca; Mídia; Marketing Online e suas mídias inovadoras. O Marketing dentro das empresas nos diversos setores de mercado como bens de consumo, bens duráveis, serviços, varejo e mercado industrial. Aprofundamento no conhecimento dos conceitos de comportamento do consumidor final vs cliente industrial. Reforço nos conceitos de segmentação, posicionamento e visão geral do processo de cultura de marketing, dentro e fora da empresa, para a entrega de valor ao cliente (consumidor ou industrial). Introdução ao Marketing na era digital e suas mídias inovadoras.

Descrição

A disciplina aprofunda o conhecimento básico de Marketing adquirido no 2.o semestre por meio do entendimento do papel estratégico de marketing nas organizações. Entrega conhecimentos conceituais e práticos, bem como expõe e exercita os alunos a partir de análises e trabalhos em equipe para o entendimento de como gerir situações típicas do mundo real. São desenvolvidas as percepções de inovação, criatividade, visão sistêmica, com foco na sustentabilidade e na ética.

Responsável

Foto Professor

Reynaldo Dannecker Cunha

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Docentes

Foto Professor

Afonso Carlos Braga

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Bibliografia

Básica

  • KOTLER, Pillip; ARMSTRONG, Gary; Princípios de Marketing. São Paulo, Editora: Prentice Hall, 12° Edição, 2011. 600p.
  • LAS CASAS, Alexandre Luzzi; Administração em Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. São Paulo, Editora: Atlas - 2012. 528p.
  • PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Fundamentos de Marketing: suporte às estratégias de negócios das empresas. São Paulo: Atlas, 2011. 368p.

Complementar

  • <p>KOTLER, P.; KELLER, K. L.; Administração de Marketing. São Paulo, Editora: Pearson Prentice Hall, 2006</p>
  • <p>KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. RODRIGUES, Ana Beatriz (Trad.). São Paulo: Campus, 2010. 215 p.</p>
  • <p>SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Trad. de Lene Belon Ribeiro. 5. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2002. 446 p.</p>
  • <p>YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2011. 783 p.</p>
  • CHURCHILL JR., Gilbert A; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. BARTALOTTI, Cecília C. (Trad.), MOREIRA, Cid Knipel (Trad.), SANTOS, Rubens da Costa (Rev.). 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2000. 626 p.