Inovação e Novas Abordagens em Administração


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ADM114 4 0 0 80

Ementa

A inovação e a administração. O indivíduo. O pensamento disruptivo. Os filtros fisiológicos, sociais, culturais e emocionais. O conhecimento da teoria das múltiplas inteligências. Os comportamentos individuais e coletivos. Mapeamentos. O Design Thinking - DT como conceito e processo. Modelos e Ferramentas de DT. Sessões generativas. Perfil das empresas Inovadoras. Administração, gestão e criatividade. Ferramentas criativas. DT na prática: Imersão, Pesquisa, Empatia, Persona, Brainstorming, Ideation, Testes e Conceito. Apresentação de cases.

Descrição

A disciplina tem por objetivo aprimorar a capacidade do estudante de se auto atualizar individualmente ou em grupos, reforçando sua competência para atuar em ambientes dinâmicos da administração. Além disso, evidenciar a compreensão do sistema multidisciplinar da Administração de Empresas, seus indivíduos com diferentes perfis, os processos disruptivos e a proposição de inovação nos diversos campos de atuação.

Responsável

Foto Professor

Luciano Venelli Costa

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249 p. ISBN 9788535238624.
  • GRANDO, Nei (Org.). Empreendedorismo inovador: como criar startups de tecnologia no Brasil. São Paulo: Évora, 2012. 557 p. ISBN 9788563993434.
  • KELLEY, Tom. As 10 faces da inovação. Trad. de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007. 263 p. ISBN 9788535224504.

Complementar

  • DRUCKER, Peter F. Aprendizado organizacional: gestão de pessoas para a inovação contínua. Trad. de Bazán Tecnologia e Lingüística. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 322 p. ISBN 8535206025.
  • PREDEBON, Jose. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente. 8. ed. São Paulo: Pearson Education, c2013. 254 p. ISBN 9788581435268.
  • VASCONCELLOS, Eduardo; HEMSLEY, James R. Estrutura das organizações: estruturas tradicionais, estruturas para inovação, estrutura matricial. 4. ed. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2002. 207 p. ISBN 85-221-0063-2.
  • VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013. 161 p. ISBN 9788565424004.
  • VON KROGH, George; ICHIJO, Kazuo; NONAKA, Ikujiro. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Trad. de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2001. 350 p. ISBN 85-352-0860-7.