INSCREVA-SE

Estatística Aplicada à Administração


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ADM312 4 0 0 80

Ementa

Ferramentas quantitativas de Qualidade. Noções sobre amostragem. Metodologia de construção de questionários; Inferência estatística - Estimação clássica por ponto e por intervalo. Covariância; Controle estatístico de processos ¿gráficos de controle / capacidade de processo; Teste de hipóteses; Estudo da relação entre variáveis qualitativas - teste qui-quadrado de independência. Estudo da relação entre variáveis quantitativas - Correlação linear de Pearson; Regressão linear. Simulações incluindo o uso do MINITAB.

Descrição

O conhecimento e o uso do raciocínio estatístico são importantes na formação básica do aluno de Administração, que durante sua atividade profissional deverá, muitas vezes, considerar a incerteza nas suas decisões. Diante dessa consideração, este curso está focado no uso da estatística na atividade de identificação e solução de problemas. Áreas na Administração que fazem uso de conceitos de natureza estatística: 1- Contabilidade: seleção de amostras para auditorias contábeis / entender previsões; 2- Finanças: Interpretar tendências de medidas financeiras ao longo do tempo; 3- Marketing: Estudo da preferência do consumidor, análise quantitativa ligada a estratégias de propaganda; 4- Administração: Melhoria de produtos/serviços e características ligadas ao ambiente de trabalho. Nos trabalhos integrados da Escola a Estatística mostra-se muito importante para a coleta, organização e análise de dados e eventuais simulações para previsões com diferentes cenários.

Responsável

Foto Professor

Daniel Kashiwamura Scheffer

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Luciano Venelli Costa

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • STEVENSON, William J. Estatística aplicada à administração. Trad. Alfredo Alves de Farias. São Paulo, SP: Harbra, 2001. 495 p.

Complementar

  • GUERRA, Mauri José; DONAIRE, Denis. Estatística indutiva: teoria e aplicações; 560 exercícios propostos, 180 exercícios resolvidos. 5. ed. São Paulo: Ciência e Tecnologia, 1991. 311 p.