INSCREVA-SE

Design Thinking


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG149 4 0 0 80

Ementa

Introdução ao Design Thinking. Histórico e origem do Design Thinking. Importância e aplicação do Design Thinking no contexto contemporâneo. Principais diferenças entre Design Thinking e métodos tradicionais de resolução de problemas. Princípios e Fundamentos do Design Thinking. Os pilares do Design Thinking: empatia, cocriação e experimentação. Mindset do Design Thinker: curiosidade, experimentação, intuição e visão de futuro. Metodologias e Ferramentas do Design Thinking. Imersão: Pesquisa Exploratória; Pesquisa de campo: técnicas de entrevista, observação e mapeamento de empatia. Análise e Síntese: Definição de problemas, construção de personas, jornada do usuário e mapeamento de insights, diagrama de afinidades. Ideação: conceituação, brainstorming, mapa mental e outras técnicas criativas para a geração de ideias. Prototipação: tangibilização das ideias, tipos de protótipos (alta e baixa fidelidade), desenhos técnicos, fabricação digital, ferramentas, materiais. Testes e Validação: métodos de feedback, testes de usabilidade e refinamento de protótipos.

Descrição

A disciplina tem por objetivo formar uma base metodológica nos conceitos de Design Thinking para o desenvolvimento de produtos/serviços inovadores.

Responsável

Foto Professor

MARCELLO MONTORE

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Luciano Venelli Costa

Mais Informações
Foto Professor

Vanderlei Marcos do Prado

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • <p>VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013.</p>

Complementar

  • <p>KELLEY, Tom; KELLEY, David. Confiança criativa: libere sua criatividade e implemente suas ideias. São Paulo: HSM do Brasil, 2014. </p>
  • <p>KELLEY, Tom; LITTMAN, Jonathan. A arte da inovação: lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. Trad. de Maria Claudia Lopes. São Paulo, SP: Futura, 2001.</p>
  • <p>LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: integrating innovation, customer experience, and brand value. New York, NY: Allworth Press, 2010. </p>
  • <p>PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis. Design thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. BODINE, Kerry (Pref.). Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2012.</p>